Vereadores discordam sobre empréstimo e prefeito critica oposição nas redes sociais

Mal tinha terminado a votação que autorizava a Prefeitura de Itu (SP) a contrair um empréstimo de R$ 100 milhões, o prefeito Guilherme Gazzola (PL) publicou uma imagem nas redes sociais criticando os vereadores que votaram contra o projeto na sessão extraordinária que aconteceu na terça-feira (15). A autorização para o empréstimo foi dado com oito votos favoráveis da base do prefeito e quatro votos contrários da oposição.

“É com muito orgulho que eu votei não”, disse Ortiz, ao ver a postagem do prefeito, ainda durante a sessão extraordinária. “Trazer água para uma parte da cidade às custas de menos saúde ainda, menos educação ainda, porque os próximos prefeitos não terão dinheiro para fazer mais investimentos na cidade. Porque a gente quer água na torneira, mas não queremos menos saúde e menos educação no futuro”, prosseguiu.

Maria Piunti também se revoltou com a postagem. “Não preciso que o prefeito divulgue a minha foto. Tudo o que eu faço publicamente eu mesmo falo. E este prefeito de Itu, este monarca da cidade de Itu (…) votei contra sim. Não vão endividar mais a cidade. Precisamos de solução, de um administrador competente que aplique esse dinheiro na água, saúde, educação, pagando bem os funcionários. É isso que eu quero.”

Governo se defende

O líder do prefeito na Câmara, Normino da Rádio, defendeu o projeto. “Não é um empréstimo qualquer. Estamos falando de água para a Vila da Paz, água para a área central, Rancho Grande e toda a região, o polo tecnológico”, disse. “Quem nunca comprou financiado? Quando falamos de crédito, falamos de nome limpo, de seriedade. Quantas cidades gostariam de estar assinando um projeto deste com a Caixa Econômica. Tivemos empréstimos nos últimos anos honrados rigorosamente.”

Marcos Moraes também defendeu o projeto. “Nos dá uma segurança muito grande saber que o nosso município está evoluindo”, disse, seguido o vereador Luis. “O vereador não pode deixar de votar favorável a um projeto que vai canalizar a Vila da Paz. Os moradores vão pagar essa conta com gosto, a conta de ter água encanada em suas casas.”

Oposição volta a criticar o empréstimo

Galvão endossou o discurso da oposição. “É preciso ter responsabilidade para fazer investimento, tomar empréstimo a torto e a direito. Respeito [quem discorda], mas na minha opinião acho bastante temerário estarmos aprovando um empréstimo atrás do outro, principalmente para o outro pagar. É muito tranquilo você emprestar dinheiro para os próximos prefeitos pagarem”, disse. Patrícia da Aspa também opinou. “Não concordo com este empréstimo. Temos um orçamento muito grande. Tem de onde tirar, as pessoas não podem pagar por isso.”

Como cada vereador votou?

Votaram favoravelmente ao empréstimo os vereadores: Thiago Gonçales, Normino da Rádio, Antonio Luis da Silveira, Dito Roque, Marcos Moraes, Benedito José Donizetti André, Dr. Sérgio Castanheira  e Célia Regina Pires de Camargo Rocha. Votaram contrariamente ao projeto os vereadores: Patrícia da Aspa, Maria do Carmo Thomaz Piunti, Paulo Eduardo Ortiz e Galvão. O presidente, Mané da Saúde, não vota.

foto: reprodução/TV Câmara

2 thoughts on “Vereadores discordam sobre empréstimo e prefeito critica oposição nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *