Vereadores votam nesta sexta para cancelar a taxa de lixo

Os vereadores da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu irão votar, durantes duas Sessões Extraordinárias nesta sexta-feira, 27, um projeto de Lei que cancela a taxa de lixo.

Os vereadores chegaram a pedir para a lei ser votada na terça-feira, durante a 32 ª Sessão Ordinária, mas como o pedido veio de vereadores independentes, o presidente da Câmara, Normino da Rádio, usou manobras do regimento para não dar o “crédito” para eles, e convocou as Extraordinárias, que acontecerão s às 8h30 e 9h30, respectivamente. “O Regimento foi rasgado”, destacou José Galvão.

O plenário deve ser palco de embates entre vereadores que apoiam o prefeito, e tentarão defender o argumento dele, de que tirou a taxa de lixo, e os vereadores independentes, que há muito tempo defendem o fim da taxa, inclusive usando camisetas com esta campanha.

Projetos votados na terça

Em discussão única, proposto pela Mesa Diretora, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 21/2023, que “Dispõe sobre a concessão do Diploma e Medalha Fiori Amantéa e Mícola Corazza”, aprovado por unanimidade. Os demais projetos que entraram em pauta, todos em segunda discussão, também foram aprovados. São eles:

Projeto de Lei Nº 75/2023, de autoria do vereador Normino da Rádio, que “Dispõe sobre a criação do Programa Alô Saúde Itu para oferecer serviços de orientação, atendimento pré-clínico e informação em saúde via telefone, videochamada ou chat, visando o acesso facilitado à saúde e a comodidade dos moradores da Estância Turística de Itu”. A votação foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Janaína Guerino de Carmargo.

Projeto de Lei Nº 91/2023, de autoria da vereadora Patrícia da ASPA, que “Dispõe sobre a denominação de via pública – Rua 06, Jardim Paulista IV”. (Júlio Pereira Tenório)

Projeto de Lei Nº 99/2023, da vereadora Maria do Carmo Piunti, que “Dispõe sobre a denominação da Rua 01 do Residencial Buona Vita”. (Paulo Steiner Júnior).

Também em segunda discussão o Projeto de Lei Nº 70/2023, apresentado pelo vereador Mané da Saúde, que “Institui Projeto Ergonomia no Âmbito do Município da Estância Turística de Itu, e dá outras providências”. Este projeto foi idealizado pela vereadora mirim, Alanis Isabelle Anselmo durante o Projeto Vereador Mirim de 2023. A família esteve prestigiando a sessão e Alanis foi convidada para sentar ao lado do vereador Mané da Saúde, acompanhando a votação de seu projeto. Na oportunidade, Alanis agradeceu o apoio de todos.

Também estava em pauta o Requerimento Nº 58/2023 que foi adiado por uma Sessão Ordinária.

Solidariedade

Os vereadores José Galvao, Maria do Carmo, Eduardo Ortiz e Thiago Gonçales falaram sobre os ataques que a jornalista Rosana Bueno sofreu, nas redes sociais, do prefeito Guilherme Gazzola, no último sábado.

“O prefeito esquece que a imprensa tem um papel fundamental e tem liberdade”, disse José Galvão”.

A vereadora Maria do Carmo destacou que o Jornal de Itu destaca coisas boas e também critica. “O prefeito acha que a única forma de alguém apoiar ele é pelo dinheiro, e desconsidera a liberdade e a opinião da imprensa”.

O vereador Thiago também destacou que “o Jornal de Itu, talvez, seja o de maior sucesso nos meios digitais”.

Eduardo Ortiz também destacou a relevância do trabalho do Jornal de Itu e disse que as acusações do prefeito são comuns, contra todos que são independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *