Via Colinas anuncia instalação de 40 radares na SP-75
A Concessionária Via Colinas, responsável pela administração da Rodovia SP-75, informou que irá instalar 40 novos radares de fiscalização ao longo da estrada. A medida visa aumentar a segurança viária e foi divulgada em resposta a um requerimento da Câmara Municipal de Salto, durante uma reunião pública realizada nesta segunda-feira (23).
Segundo a concessionária, um estudo técnico revelou que a principal causa dos acidentes na SP-75 é o excesso de velocidade. A instalação dos novos equipamentos busca justamente coibir esse tipo de infração e reduzir o número de ocorrências.
Onde serão instalados os novos radares na SP-75?
A Via Colinas ainda não detalhou todos os pontos onde os radares serão posicionados e nem prazo para instalação, mas confirmou que:
- Quatro radares serão instalados em Salto;
- Quatro radares serão instalados em Indaiatuba;
- Desses, três em Indaiatuba e um em Salto já tiveram aprovação da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e devem ser implantados em breve.

Acidentes
De acordo com um levantamento do Jornal Taperá, apresentado durante a reunião na Câmara, somente entre janeiro e maio de 2025, o trecho da SP-75 que corta os municípios de Itu, Salto e Indaiatuba registrou 356 acidentes, com 11 mortes confirmadas.
Cinco cidades e nomes
A Rodovia SP-75 é uma importante ligação entre Campinas e Sorocaba, atravessando os municípios de Indaiatuba, Salto e Itu. Ao longo de sua extensão, recebe diferentes denominações:
- Campinas ao Aeroporto de Viracopos: Rodovia Santos Dumont
- Viracopos até Salto: Rodovia Engenheiro Ermênio de Oliveira Penteado
- Trevos da SP-79 e Rodovia do Açúcar (Salto): Rodovia Prefeito Hélio Steffen
- Rodovia do Açúcar até Castelo Branco (Itu): Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia
- Itu até Sorocaba: Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho)

Não há argumento que me convença disso, de que trata-se de preservação de vidas… Mero instrumento arrecadatório a custo irrisório ! Com a conivência dos municípios, que também tem parte na distribuição do recurso arrecadado ! Radar a cada 5 ou 10 km ? Ah fala sério ! Depois o trânsito não flui e as cidades reclamam de que não são visitadas !
Todo mundo já sabe: Indaiatuba virou território dos radares. Agora, com mais equipamentos sendo instalados na Rodovia 75, a justificativa é que os motoristas estão passando dos 120 km/h. Mas vamos ser sinceros: isso tem muito mais cara de arrecadação do que de prevenção. O verdadeiro problema no trânsito não é só a velocidade. É o álcool. É gente saindo de balada, embriagada, e pegando o volante como se nada tivesse acontecido. E aí sim, acontecem as tragédias. Em vez de encher de radar, por que não colocar mais polícia na rua? Por que não ter blitz com bafômetro na porta das baladas, fiscalizando de verdade quem está colocando vidas em risco? Reduzir mortes no trânsito exige atitude inteligente, não só máquina para multar. Radares são uma parte da solução, mas quando usados como ferramenta para encher o cofre, perdem a credibilidade.