Viagem cultural de ituanos doa a cidades italianas quase 200 livros sobre a imigração

Um grupo de 17 ituanos, descendentes de italianos em sua maioria, realizaram uma viagem cultural para a Itália de 6 a 17 de setembro, para um “turismo de raízes”, cujo objetivo era o lançamento e divulgação das obras “Italiani a Itu: dall’immigrazione all’attualità” volumes I e II, traduzidos para o italiano, assim como a doação dessas obras para as bibliotecas públicas de diversas cidades de onde vieram os ancestrais que constam nos relatos dos livros.

A excursão teve início com a chegada em Veneza, onde ocorreram dois encontros: um com Simone Venturini, secretário de turismo e relações internacionais da “sereníssima” Veneza e outros secretários e vereadores no Palazzo Farsetti, sede da prefeitura no Gran Canale. Logo em seguida, outra reunião no Palazzo Ca´ Ferro Fini na sede do governo geral do Veneto, Consilio Generale Veneto, onde o grupo foi recebido pelo próprio governador, Roberto Ciambertini.

Estiveram presentes nestes encontros Helen Gnocchi, cônsul honorária do Brasil em Veneza, Bruno Giuseppe Moretto, presidente da Associação Veneziana no Mundo e também Loredana Flego, coordenadora da região de Veneto e Trentino Alto Adge do Projeto Turismo de Raízes. Em ambas as ocasiões houve a entrega dos livros para as bibliotecas públicas de Veneza e as autoridades presentes, que manifestaram muito entusiasmo e gratidão pela pesquisa e informações históricas que constam nas obras.

No dia seguinte, ocorreu uma live de prefeitos e representantes de cidades do Trentino Alto Adge com os organizadores dos livros e os escritores de ancestrais trentinos, que relataram a imigração de seus antepassados dessa região para Itu, para o bairro do Jacuhu.

Na manhã do dia 8, o grupo foi recebido pela vice-prefeita de Marcon, cidade próxima à Veneza. À tarde, a delegação de Itu, conforme era chamado o grupo, se reuniu com o prefeito de Treviso, Mario Conte, ocasião em que também entregaram os livros, enquanto contavam a história da imigração italiana em Itu, assim como as características da cidade.

A excursão seguiu para a cidade de Bassano del Grappa, depois para Asiago, na qual foram recebidos por autoridades, incluindo o prefeito e o presidente da Associação Vicentina. Depois, na região da Lombardia, em Mantova, foram entregues os livros para a Biblioteca Teresiana.

Ao todo, somando os volumes I e II, quase duzentos livros foram doados.

“As pessoas se encantavam com a ideia de resgate da história da imigração. Um exemplo, no trem, estávamos preocupados com a embarcação pois tínhamos muitas malas, quando um guarda ouviu nossa história e encantado quis um exemplar do livro, depois entrou em contato com a estação de trem para garantir um desembarque tranquilo.” disse Edson Carlos de Oliveira, um dos organizadores das duas obras.

“Nossa antologia, resultado de voluntariado, tem o objetivo de preservar a memória relativa aos imigrantes italianos e de seus descendentes, não somente em nossa cidade, mas também na Itália, onde o tempo tem minimizado o valor da grande diáspora italiana. Os livros representam gratidão e reverência aos antepassados e nos fazem sentir uma forte conexão entre o passado e o presente, bem como nos projetam para o futuro, prevendo-nos como antepassados que também souberam deixar marcas importantes.” relata Vilma Pavão Folino, que também integrou a organização das obras.

Os livros, em sua versão em português, estarão disponíveis para venda na FLIC, Festa Literária de Itu, nos dias 22 a 24 de setembro. Os organizadores estarão presentes para contar sua experiência no sábado, dia 23, às 18h30, no Mercadão de Itu.

One thought on “Viagem cultural de ituanos doa a cidades italianas quase 200 livros sobre a imigração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *