Você conhece alguém assim?
Você conhece alguém que é vítima? Tudo é culpa dos outros. Está sempre se sentindo fracassada, humilhada, infeliz. Você conhece alguém sabotador? Quando tudo está dando certo, trata logo de estragar tudo.
E o miserável, você conhece? Tudo lhe falta. Mesmo que as pessoas tentem lhe ajudar se sente humilhado. Não tem paciência, quer tudo para ontem.
E o inflexível? É o dono da verdade. Não cede nunca. Tudo tem que ser feito do jeito que o seu ego quer e não se dá conta que está aprisionado a caprichos infantis.
Pensou em várias pessoas? Pois é, você sabia que o perfil que mais te incomodou e o que é mais parecido com você mesmo? São as nossas sombras: aquilo que reflete no outro, mas nos pertence.
E não estranhe se para você for difícil admitir esses pontos a melhorar em si mesmo: isso faz parte da defesa do nosso ego. O autoconhecimento, com um bom profissional, traz essas sombras à tona e cuida delas.
Defeitos? Todos nós temos. Ao conhecermos as nossas fraquezas podemos fortalecer nossas qualidades, lidar com equilíbrio do nosso lado menos glamouroso e viver uma vida verdadeira.
Quando optamos por parecermos perfeitos, desperdiçamos uma energia imensa nessa máscara, e vamos nos sentindo cada vez mais tristes ou ansiosos.
Essa energia pode ser concentrada em nos entender, nos conhecer, e abraçar nossos acertos e erros, como uma mãe amorosa de nós mesmos.
Como diria Shakespeare: “um dia você aprende que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto”.
Michelle Berfio, psicanalista
Quer saber mais? Clique aqui