PARA AS CRIANÇAS

Cidade da Criança  É um parque de diversões público, mantido pela Prefeitura Municipal. 

>Rua França, 102 Bairro Vila Roma, Itu / SP  - (11) 4013-0366

A Praça dos Exageros Um parque temático que retrata a fama de “Cidade dos Exageros”  com objetos em tamanho gigante.

> Rua Maestro José Maria dos Passos, 200 - Bairro Padre Bento, Itu - SP

Gigantes! Estão reunidos na Praça Padre Miguel (Matriz) os "exageros" de Itu: um orelhão e um semáforo gigantes que são cartões-postais da cidade. No local há também lojas de souvenirs temáticas. > Centro - Itu / SP

ROMA  BRASILEIRA

Igreja Bom Jesus  Foi erguida no local onde existiu a primeira capela  de Itu, abriga  Santuário Central do Apostolado da Oração no Brasil.

>Praça Padre Anchieta - Centro, Itu / SP  - (11) 4022-3871

Igreja de Santa Rita É a construção urbana mais antiga da cidade: desde  1728 conserva sua arquitetura original. A procissão de sua padroeira atrai milhares de fiéis a Itu.

> Rua Santa Rita - Centro, Itu /SP

Eixo Histórico    Vai da Praça  D. Pedro I até a Praça do Carmo São mais de 400 anos de história guardadas em suas ruas e construções.

> Centro - Itu /SP

Casa Imperial O imóvel tem uma arquitetura belíssima e abrigou a Família Imperial nas ocasiões de suas visitas à região.

> Praça Dom Pedro - Centro, Itu /SP

Cruzeiro de São Francisco Erguido em cantaria,  é a única memória que resta do imponente conjunto formado pelas edificações do Convento e da Capela de Ordem Terceira.

> Praça Dom Pedro - Centro, Itu /SP

Fábrica São Luiz Foi a segunda  fábrica a vapor do país. Atualmente, a é um  complexo cultural e turístico para eventos e encontros.

> Rua Paula Souza, 492 - Centro, Itu - SP /  (11) 4013-4554

Espaço Cultural Almeida Jr.  É considerado a construção assobradada mais importante dos que ainda existem em Itu. EM REFORMA.

>Rua Paula Souza, 664 - Centro, Itu / SP  - (11) 4022-5147

Museu da Energia  O sobrado foi construído em 1847 para uso residencial e sediou a primeira companhia de distribuição de energia elétrica , a Companhia Ituana Força e Luz.

> Rua Paula Souza, 669 - Itu/SP  -  (11) 4022-6832

Museu da Música  Criado em 2007,  é uma instituição de guarda e pesquisa  sobre a produção  da música em Itu. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu.

> Rua Floriano Peixoto, 480 - Centro, Itu / SP

Museu Republicano Local que sediou a Convenção Republicana de Itu, em 1873. Possui um rico acervo de fotos, documentos, objetos e obras de arte.

> Rua Barão do Itaim, 67 - Itu / SP - (11) 4023-0240 (agendar)

Casa do Barão A Casa do Barão é uma extensão do Museu Republicano ,foi a casa do Barão de Itaim, uma figura  importante no cenário político e econômico de Itu.

>Rua Barão de Itaim, 140 - Centro, Itu /SP - (11) 4023-0240 (agendar)

ESPORTE

Estádio Novelli Júnior O Estádio Municipal "Doutor Luís Gonzaga Novelli Júnior" a casa do Ituano Futebol Clube, duas vezes campeão paulista, duas vezes Campeão Brasileiro da Série C , entre outros títulos. 

>Praça Washington Luiz, s/nº - Vila Nova, Itu - SP

Foto: Miguel Schincariol

PARQUES

Estrada Parque Conhecida como Rodovia dos Romeiros, devido a religiosos  que rumam com charretes, cavalos e a pé  ao santuário de Pirapora do Bom Jesus. Margeada por fazendas, grutas, campings e muita natureza. 

> SP-312 - Itu / SP

Parque Geológico do Varvito  É a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. que remete a era glacial.

> Rua Parque do Varvito / Pq. Nossa Sra. da Candelária, Itu/ SP - (11) 4850-7178