Consoles – Nintendo GameCube
A Nintendo tem um poder infindável em fazer consoles maravilhosos, todavia, mesmo com todas as qualidades, alguns videogames são pouco reconhecidos, assim como o Nintendo GameCube.
O GameCube foi apresentado ao público na E3 2001, em uma apresentação intitulada com “Diferença Nintendo“. O futuro presidente da empresa, Satoru Iwata, falou sobre as tendências que a Big N planejava aplicar, ou seja, o domínio das sequências ano a ano, uma experiência de jogo repetitiva que em tese, não diverte o jogador. A mensagem da apresentação foi simples:
“Você quer um novo olhar para os jogos, uma nova experiência? Você quer jogos com Mario, Link, Donkey Kong e Pokémon? Compre GameCube! Você não encontrará tudo isso em nenhum outro console.“
Depois que Iwata entrou em cena, o alfa e o ômega do design de jogos de todas as famosas séries da Nintendo, ele mostrou um console com joypad sem fio, que era novo na época. O gracioso “cubo” parecia vantajoso em comparação com o monstruoso XBOX, que a Microsoft também trouxe para a exposição pela primeira vez.
A apresentação da Nintendo identificou o GameCube como um competidor formidável com muito a oferecer ao público e os profissionais do meio empresarial também mostraram grande positividade. A maior agência financeira e analítica Merril Lynch acreditava que em menos de um ano a Nintendo venderá 4 milhões de GC, e em 2005 35-40 milhões de consoles, apesar do lançamento adiado na Europa até 2002. Infelizmente, as previsões dos analistas não estavam destinadas a se concretizar.
Disco Ótico Nintendo
Além do design do case, o público ficou maravilhado com a mídia, desta vez um disco, único e diferente. Disco ótico Nintendo era menor do que um DVD normal e comportava 1,5 GB de dados.
Mesmo sendo uma mídia menor, o público não se incomodou com tal decisão aplicativa da Nintendo e se houvesse necessidade, o jogo era dividido em dois ou mais discos e algoritmos avançados de compressão eram usados para vídeos e imagem, apenas levemente perdidos em qualidade. Ao mesmo tempo, o GameCube foi protegido de forma confiável contra a invasão de piratas por um longo tempo. Atenção especial foi dada às capacidades técnicas do console, analistas financeiros descobriram que vendendo o console por US $ 199, a Nintendo perderá apenas US $ 12-15 por venda, contra US $ 100 para a Sony e US $ 150 para a Microsoft. O GameCube não se posicionou apenas como a plataforma mais confortável para o desenvolvimento de jogos 3D espetaculares, mas o foi, sem onerar a Nintendo com altos custos de produção.
Primeiros Games
Vários jogos foram apresentados pela Nintendo em muitos estágios de desenvolvimento, Luigi’s Manssion é um jogo de ação incomum onde Luigi caça fantasmas em uma mansão. Super Smash Bros. Melee é um jogo de luta que apresenta todos os personagens dos jogos da editora. Pikmin é um jogo tático em tempo real onde o jogador controla esquadrões inteiros de criaturas Pikmin. StarFox Adventure é um novo jogo da Rare no universo StarFox que não se encaixava na série, tornando-se uma aventura em terceira pessoa sem nenhum indício de máquinas voadoras, mas também com aspecto curioso. Sem mencionar as continuações das franquias The Legend of Zelda e Mario Kart que dispensão apresentações.
Mas em especial, alguns games buscavam fazer o GameCube vencer a reputação do console “infantil”, em especial 3 games. Metroid Prime, o mesmo “metroidvania” de antes, mas agora mais escuro e na primeira pessoa, que prometia muitas surpresas e parecia ousado e fresco. Eternal Darkness – o projeto Silicon Knights prometia uma história sobre a luta contra um grande mal em muitas eras históricas com gráficos impressionantes para 2001. Star Wars: Rogue Leader é um atirador voador aceito pelos jogadores no corredor com um estrondo no universo de Star Wars. Todos esses jogos se tornaram bons motivos para comprar o GameCube.
Ponto Final
Apesar de ser um ótimo console, o GameCube foi muito inferior ao seu concorrente PlayStation 2. O hardware da Nintendo era muito superior, mas o trabalho de marketing e a mídia usada pelo console da Sony demonstraram-se superiores para as vendas e para as produtoras.
Sendo assim, mesmo com tudo para ter um grande sucesso o consoles frustou em números os Nintendista, mas está com muito carinho no coração de todos os gamers e colecionadores de consoles.
Pingback: Consoles - PS Vita, abandonado pelo criador - Jornal de Itu