Guilherme Gazzola inaugura obras finalizadas do Mombaça

Na tarde desta sexta-feira, a Companhia Ituana de Saneamento – CIS e a Prefeitura da Estância Turística de Itu reuniram a imprensa para a reinauguração da Adutora Mombaça. Estiveram presentes o superintendente da CIS, Vincent Menu e o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, além de secretários e vereadores.

A cerimônia foi na Ponte do Bairro Santa Laura (cruzamento entre Av. Vereador Isaias Prieto e Av. Pedro Guilger Filho). “Promessa de antigas gestões, a Adutora Mombaça nunca foi concluída. Desde que a CIS assumiu a gestão do saneamento da cidade, há 17 meses, foram feitas intervenções para captação de água bruta do Ribeirão Mombaça. Pela primeira vez em dezembro de 2017, com capacidade reduzida. Esta novela acabou”, disse o prefeito. O investimento nas obras, nesta gestão, foi de 3 milhões, com recursos próprios.

O superintendente da Cis  destacou que  a autarquia iniciou e concluiu a construção de casas de energia para eletrificação do sistema – que envolve a captação de água bruta do Pau D´Alho – e finalizou a Adutora Mombaça com a utilização do sistema em capacidade máxima.

Menu lembrou que outra ação importante é a recuperação das margens do ribeirão Mombaça, no início da captação.” Com falhas no projeto inicial, o local sofria com erosões e um sistema de bombas quase foi perdido.  A restauração das margens deve ser finalizada até o final deste ano, fechando com chave de ouro as obras essenciais deste importante projeto em prol do abastecimento de Itu”, afirma Menu.

Confira a o cronograma das obras do Mombaça, anunciadas pela primeira vez há quatro anos.

2014

Agosto – Prefeito Antonio Tuíze anuncia investimentos de R$ 30 milhões para obras, entre elas a captação nos ribeirões Mombaça e Pau D’Alho. Quando estiver concluída, a Adutora Mombaça terá 22,5 quilômetros de extensão, que levarão 280 litros por segundo para  ETA I.

Setembro:  O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo concedeu a outorga necessária para a captação nos ribeirões Mombaça e Pau D´Alho. Começam as obras.

Outubro:  Nesta sexta-feira (03/10), haverá interdição de uma das faixas da Avenida Ernesto Fávero, no trecho entre a Igreja São Judas e o posto Puma, para a marcação do traçado para a tubulação da Adutora Mombaça. Na última quinta-feira (02/10), houve o descarregamento de um lote de tubos no local para o início da nova frente de obras.

Novembro – Prefeitura anuncia que dos 22,5 quilômetros de extensão da adutora, cerca de 9 quilômetros de tubos já foram instalados

Dezembro –  Com 17 quilômetros de tubos já assentados, começa a construção das estações elevatórias.

2015 

Fevereiro – As obras da adutora Mombaça prosseguem com previsão de inauguração para o mês de março.

Março – Prefeitura cobra da Águas de Itu cronograma final da obra do Mombaça.

Abril – Na manhã desta quarta-feira (15/04) o prefeito de Itu Antonio Tuíze realizou a vistoria semanal às obras da adutora Mombaça. Ao todo, a adutora tem 22,5 quilômetros de extensão, com o assentamento de 3.750 tubos, dos quais, 98% já foram colocados.

Junho – A Prefeitura de Itu decretou, nesta quinta-feira (11/06), a intervenção na concessionária Águas de Itu por descumprimento do contrato de concessão e não executou os investimentos previstos.

Setembro – Segundo a concessionária Águas de Itu, já foram concluídas as partes hidráulicas e elétricas e, nos próximos dias, ficará pronta a parte mecânica, dando início a uma nova fase de trabalhos.

2016

Junho – No dia 16, Prefeitura inaugura oficialmente a obra, que recebe o nome de “José Carlos Rodrigues”

2017

Dezembro: manutenção em 22 km da adutora e captação – pela primeira vez – de água bruta do Ribeirão Mombaça (capacidade reduzida) – de 30 litros por segundo do Pau D´Alho para 80 litros com o Mombaça.

2018

Janeiro: início da construção das cabines elétricas do sistema Pau D´Alho / Mombaça

Maio: início da construção e manutenção dos trechos da Adutora Mombaça restantes (600 metros)

Junho: conclusão das cabines e instalação de energia

Julho: início das obras para recuperação das margens do Ribeirão Mombaça na captação

Agosto: inauguração da adutora Mombaça – completa e com capacidade máxima (280 litros por segundo)

Novembro/Dezembro: (previsão)  finalização da recuperação das margens do Ribeirão Mombaça

(as informações foram obtidas através de pesquisa no site www.itu.sp.gov.br)

 

 

 

 

 

 

 

2 thoughts on “Guilherme Gazzola inaugura obras finalizadas do Mombaça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *