Grupo faz mutirão na comunidade Pedreira, em Itu
Um grupo de voluntários de várias instituições realizou um mutirão na comunidade Pedreira, localizada no bairro do Pedregulho, em Itu. Ele começou no sábado (10) a construção de um novo cômodo na casa de uma família de treze pessoas.
A ação é uma parceria do Projeto Território Vivo e Instituto Fazendinhando, com apoio da Associação dos Moradores e Grupo de Mulheres da Pedreira. Também participaram instituições convidadas, como o GAS Insper e Cura Comunidade.
A comunidade Pedreira está localizada no bairro Pedregulho, às margens do ribeirão Piraí. O local é uma Área de Preservação Ambiental – APA Pedregulho – e conforme o Plano de Manejo, a Pedreira está em Zona de Recuperação Socioambiental.
A Pedreira foi incluída no plano municipal de Regularização Fundiária (REURB) em 2021. Atualmente o processo encontra-se parado, para análise do governo estadual. A comunidade não tem água encanada nem saneamento, não há escola, creche ou UBS nas proximidades.
Luciano Huck
O Fazendinhando, parceiro do Território Vivo nessas ações, é dirigido pela arquiteta Ester Carro, moradora de Paraisópolis, que trabalha com Urbanismo Social. Ela está transformando um antigo lixão do Jardim Colombo em uma área de lazer para sua comunidade. Em setembro de 2021 essa história foi apresentada no programa de Luciano Huck e ganhou visibilidade em várias partes do mundo. Ester tem recebido convites de instituições de ensino e grupos interessados em temas como habitação social, cidadania e inclusão. É o caso do Insper, que desde 2020 mantém um programa de pós-graduação em Urbanismo Social, onde Ester faz parte do corpo docente. Em setembro ela viaja para a França e no início de outubro vai ao Estados Unidos para falar sobre o tema.
O mutirão realizado neste sábado, 10/09, na Pedreira, em Itu, reuniu 35 alunos do Insper, de diversas áreas da graduação. Eles são integrantes do GAS Insper, o grupo de ação social da instituição. O mutirão foi uma oficina aberta, tendo como resultado a ampliação da casa, com o início da construção de um novo cômodo, além de pequenas melhorias na cozinha e banheiro.
Território Vivo
O Projeto Território Vivo atua na Pedreira desde 2012, com atividades educativas, empréstimos de livros, apoio escolar e ações socioambientais na comunidade. Desde o início da pandemia, as ações de cuidado comunitário se intensificaram,com a necessidade de amparar as famílias em condições mais severas de vulnerabilidade social.
O mutirão continua nos próximos finais de semana, para conclusão do cômodo e outras melhorias. As datas e horários serão divulgadas no instagram da Biblioteca Território Vivo. Informações para participar ou doar materiais e outros recursos, pelo whatsapp 11 991870493.

Fotos do Mutirão: Eloisa, do Território Vivo, com Sílvia e Ester do Fazendinhando e participação dos jovens do GAS Insper.