Itu segue com saldo positivo de empregos
Dados oficiais divulgados pelo Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o município continua criando mais empregos do que demitindo.
Em maio, o saldo positivo foi de 163 vagas. Foram criadas 173 vagas em abril, 156 em março, 170 em fevereiro e 490 em janeiro. O acumulado do ano já é de 1.152 vagas, sendo que no período houve 8.975 admissões e 7.823 demissões, envolvendo 8.741 estabelecimentos. A cidade segue a tendência do Estado de São Paulo, que tem saldo positivo de 134.358 vagas e no Brasil foram 344.718.
Para o Secretário Municipal de Planejamento, Plínio Bernardi Júnior, o saldo positivo de um setor específico é bem animador. “Além da posição de crescimento forte da indústria e dos serviços, que há algum tempo vêm indicando um crescimento sólido da cidade, há uma novidade no cenário: o comércio apresentando agora um resultado positivo, registrado com mais evidência nos dois últimos meses. Numa tendência de retomada do aquecimento, o comércio costuma ser o último setor a melhorar, depois da indústria e dos serviços. Esses dados apontam assim que os três principais setores da economia da cidade estão no positivo e sugerem que a retomada do crescimento está se consolidando”, diz, se referindo ao saldo positivo de 107 vagas em comércio, nos meses de abril e maio.
De janeiro a maio
Se formos analisar os dados por segmentos, a construção civil tem saldo negativo no período dos primeiros cinco meses do ano: foram menos 26 vagas. O setor de comércio também não é animador: – 27. Em agropecuária, também o desemprego é maior: -11 vagas.
Em Administração Pública a variação é pequena, mas positiva: 4 vagas. O setor industrial continua sendo o que emprega: foram 477 novos postos de trabalho, assim como em serviços: 733.