Dia Internacional de Combate às Drogas: N.A. e a luta dos adictos

Hoje, 26 de junho, é o Dia Internacional de Combate às Drogas. Apesar do tabu que envolve o tema, relatório mundial sobre Drogas da ONU mostra que cerca de 5% da população mundial usa drogas ilícitas. E o estudo aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

A. Z. começou usando drogas como todo jovem: entre uma cerveja e outra com os amigos surgiu o primeiro cigarro de maconha. Entre um cigarro e outro surgiu a cocaína. E surgiram outros tóxicos, como o crack.

Em muitos momentos, ele sabia que deveria parar. E achava que poderia. A vida, agora, como homem de família, com dois filhos, não condizia mais com momentos de irresponsabilidade.

De tempos em tempos, conforme o termo utilizado por aqueles que buscam a recuperação do álcool ou das drogas, “limpo”. Mas logo voltava a vontade quase irresistível de usar novamente. E ele “desandava”. O dinheiro para pagar as contas familiares era gasto em uma noite só, em locais estratégicos onde ele sabia que conseguiria, facilmente, o que desejava.

Entre idas e vindas, acabou em um centro de reabilitação. Ficou meses sem ver os próprios filhos, e comendo o que a entidade recebia de doação. Ali, a sua consciência se abriu para uma nova realidade e ele decidiu que a luta por sua família deveria ser o maior objetivo de todos.

Já faz 30 meses que A. Z. está “limpo”. Hoje, é membro de Narcóticos Anônimos e convive diariamente com os que, assim como ele, também lutam contra a doença do vício e se reconhecem como adictos.

 

NA

Narcóticos Anônimos ou NA é uma Irmandade ou Sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. “Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente para ajudarmos uns aos outros a nos mantermos limpos”, explica o site da entidade.

“Este é um programa de total abstinência de todas as drogas e há somente um requisito para ser membro: o desejo de parar de usar. Sugerimos que você mantenha a mente aberta e dê a si mesmo uma oportunidade. Nosso programa é um conjunto de princípios escritos de uma maneira tão simples que podemos segui-los nas nossas vidas diárias. O mais importante é que eles funcionam.”

E o site ainda explica que “não estamos interessados no que ou quanto você usou, quais eram os seus contatos, no que fez no passado, no quanto você tem ou deixa de ter; só nos interessa o que você quer fazer a respeito do seu problema e como podemos ajudar.”

Confira uma lista dos grupos em Itu, com endereço, dia e horário de reunião.

Grupo Esperança

Endereço: Praça Júlio de Mesquita Filho, 46 – Rancho grande

Ponto de referência: Paróquia São Judas Tadeu (imagem)

Observação: toda última sexta feira do mês a reunião aberta será na escola Salathiel. Endereço Luiz Morato. Aos domingos e feriados a reunião é no seguinte endereço: Rua Luiz Morato Castanho s/nº (Jardim Rancho Grande) Escola Salathiel

Terça e sexta: 20h. Domingo: 10h.

Grupo Despertar Para Vida

Endereço: Rua Doutor Graciano Geribello, 252 Bairro: Alto

Sábado: 20h Domingo 19h.

No mesmo local também se reúne o Grupo Reviver, nas segundas, quartas e sextas, às 20h.

No mesmo local, também se reúne o Grupo Vida Limpa, nas terças e quintas, às 20h.

 

Grupo Bem Estar

Endereço: Praça Santo Antonio s/nº Bairro: VILA PADRE BENTO

Ponto de referência: (Capela Santo Antonio)

Observação: Reunião aberta ao público 1º Sábado do Mês.

Sábado, às 18h.

(utilizamos apenas as siglas dos nomes pois os membros do NA não podem ser identificados, não podem serem filmados nem fotografados)

 

Para saber mais: www.na.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: