Eleição para Conselho Tutelar terá recontagem de votos nulos

Nesta segunda-feira, 21, haverá recontagem dos votos nulos da eleição do Consellho Tutelar  de Itu que ocorreu no domingo, dia 6. As cédulas que foram consideradas rasuradas serão novamente avaliadas, uma por uma, a partir das 8h30, na sede da Secretaria Municipal de Promoção de Desenvolvimento Social, na Praça Dom Pedro I, no Centro.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

A primeira contagem considerou que houve 932 votos nulos. Em comunicado aos candidatos, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente,   Isis Paloma Bandeira Valente Carneiro, explica que “em nenhum momento se fará nova aplicação de critérios para validação de votos, somente serão recontados os votos nulos a fim de que cada candidato tenha conhecimento da quantidade de votos nulos que lhe foram atribuídos.”

O comunicado destaca ainda que “os candidatos não poderão suscitar nenhuma questão de ordem referente à validação dos votos, somente poderão ater-se a quantidade de votos considerados nulos, que serão especificados por candidato.”

Ao Jornal de Itu, Isis afirmou que “oi o Conselho que deliberou e tomou a decisão de recontar os votos nulos, em virtude de dois recursos interpostos, e para isso ouvimos o Ministério Público, como previsto no edital.”

Após a recontagem com cada candidato sabendo quantos votos nulos recebe, será publicada oficialmente a lista contendo os candidatos eleitos, bem como seus suplentes, conforme previsão em edital, não cabendo mais nenhum tipo de interposição de recurso.

A candidata Aline Borsari destaca que os eleitores não foram devidamente orientados do que não poderia ser feito nas cédulas. “Ninguém sai em um domingo de casa para votar com a intenção de votar nulo. Faltou informar melhor as pessoas”, diz.

(ERRAMOS: ESTA MATÉRIA FOI EDITADA NO SÁBADO, 19. ANTERIORMENTE, PUBLICAMOS QUE A RECONTAGEM HAVIA SIDO EXIGIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, MAS O MP, SEGUNDO ISIS, APENAS FOI OUVIDO APÓS CANDIDATOS ENTRAREM COM RECURSOS. PEDIMOS DESCULPAS POR EVENTUAIS TRANSTORNOS)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *