Eleição para Conselho Tutelar terá recontagem de votos nulos
Nesta segunda-feira, 21, haverá recontagem dos votos nulos da eleição do Consellho Tutelar de Itu que ocorreu no domingo, dia 6. As cédulas que foram consideradas rasuradas serão novamente avaliadas, uma por uma, a partir das 8h30, na sede da Secretaria Municipal de Promoção de Desenvolvimento Social, na Praça Dom Pedro I, no Centro.
A primeira contagem considerou que houve 932 votos nulos. Em comunicado aos candidatos, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Isis Paloma Bandeira Valente Carneiro, explica que “em nenhum momento se fará nova aplicação de critérios para validação de votos, somente serão recontados os votos nulos a fim de que cada candidato tenha conhecimento da quantidade de votos nulos que lhe foram atribuídos.”
O comunicado destaca ainda que “os candidatos não poderão suscitar nenhuma questão de ordem referente à validação dos votos, somente poderão ater-se a quantidade de votos considerados nulos, que serão especificados por candidato.”
Ao Jornal de Itu, Isis afirmou que “oi o Conselho que deliberou e tomou a decisão de recontar os votos nulos, em virtude de dois recursos interpostos, e para isso ouvimos o Ministério Público, como previsto no edital.”
Após a recontagem com cada candidato sabendo quantos votos nulos recebe, será publicada oficialmente a lista contendo os candidatos eleitos, bem como seus suplentes, conforme previsão em edital, não cabendo mais nenhum tipo de interposição de recurso.
A candidata Aline Borsari destaca que os eleitores não foram devidamente orientados do que não poderia ser feito nas cédulas. “Ninguém sai em um domingo de casa para votar com a intenção de votar nulo. Faltou informar melhor as pessoas”, diz.
(ERRAMOS: ESTA MATÉRIA FOI EDITADA NO SÁBADO, 19. ANTERIORMENTE, PUBLICAMOS QUE A RECONTAGEM HAVIA SIDO EXIGIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, MAS O MP, SEGUNDO ISIS, APENAS FOI OUVIDO APÓS CANDIDATOS ENTRAREM COM RECURSOS. PEDIMOS DESCULPAS POR EVENTUAIS TRANSTORNOS)