Quem é Chloé Zhao? – Semana da Mulher
Assim como em muitos meios derivados da cultura Pop, no cinema as mulheres tiveram que lutar para ter um grande reconhecimento, especialmente quando a pauta é a direção de títulos relevantes, e atualmente Chloé Zhao tem “marcado seu nome em pedra” graças a sua competência.
Quem é Chloé Zhao
Chloé Zhao, nasceu em Zhao Ting, em 31 de março de 1982, é uma cineasta ou diretora de cinema, nascida na China, muito conhecida por trabalhem filmes independentes.
A vida de Chloé Zhao foi guiada principalmente por uma busca por informações. Nascida na China, ela cresceu em um lugar onde se sentia presa, como se nunca fosse sair. Quando sua família finalmente se mudou para Londres quando ela estava no ensino médio, ela então pesquisou e descobriu o que sentia falta de estar na China.
Ela foi capaz de separar o que era verdade sobre seu país de origem e o que era falso, o que a levou a estudar Ciência Política no Mount Holyoke College, em Massachusetts. No entanto, seu tempo estudando política a deixou “desprivilegiada” pelo assunto. Seu fascínio pela política era aprender as histórias das pessoas, então ela decidiu fazer a transição para o cinema.
Frequentando o programa de pós-graduação em cinema da NYU, ela começou a criar curtas-metragens a partir de 2008. Ela escreveu e dirigiu seu primeiro curta Post (2008), o que a levou a criar The Atlas Mountains (2009) e Daughters (2010).
Depois de terminar a faculdade, Zhao começou a trabalhar em um projeto que logo consumiria os próximos quatro anos de sua vida. Ela começou a trabalhar em um roteiro para um filme baseado na Reserva Indígena Pine Ridge que foi originalmente chamado de “Lee”.
O projeto, que acabou sendo uma história de sucesso do Kickstarter em 2013, se concentra nas provações e tribulações dos adolescentes de Lakota. Chloé Zhao aprendeu as histórias do grupo e até escalou um grande número de pessoas com quem conversou no filme. Agora chamado de Songs My Brothers Taught Me (2015), o filme estreou em Sundance em 2015.
Chloé Zhao e o Oscar
Foi com Nomadland, seu terceiro filme, que a diretora de 39 anos venceu o prêmio de melhor direção no Oscar, se tornou a segunda mulher nos 93 anos de premiação a levar na categoria (seguindo a esteira de Kathryn Bigelow, de Guerra ao Terror – 2010) e a primeira asiática.
Baseada em um livro-reportagem homônimo de Jessica Bruder, Zhao pintou um retrato do fenômeno muito americano da vida nômade a um modo quase documental, em que a vastidão de paisagens é uma protagonista à parte, vencendo assim, de modo justo o prêmio tão disputado.
Fim da Linha
Tal vitória no Oscar abriu muitas portas em Hollywood para Chloé Zhao, e uma dela foi a Marvel, onde a diretora pode produzir Os Eternos, um filme diferenciado da produtora e que com certeza terá um continuação dirigido pela notória diretora.
Pingback: Quem é Carol Shaw? Semana da Mulher - Jornal de Itu