Quem irá administrar a Santa Casa de Itu?
Na quarta-feira, dia 30 de setembro, a Sociedade Beneficente São Camilo deixará a administração da Santa Casa de Itu. O anúncio oficial foi feito em junho.
Os convênios médicos que eram atendidos no local já comunicaram aos seus clientes que pretendem fazer um convênio com a nova administradora, mas como ainda não sabem quem será, eles deverão procurar um hospital na região.
As placas que identificavam o São Camilo já foram retiradas, demonstrando aquilo que a Assessoria já havia comunicado: não deverá estender o prazo e sairá exatamente no dia 30.
Oficialmente, a Irmandade da Santa Casa e também a Secretaria de Estado de Saúde não se manifestam. A segunda se limita a informar que ainda não há nenhum nome, e se for o acaso, assumirá temporariamente o local para não deixar os pacientes desamparados.
As especulações é que o CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” estaria interessada na gestão do hospital – o mesma administra a AME, também em Itu. Questionamos a Assessoria do Centro de Estudos, que negou.
Porém, diversas fontes que o Jornal de Itu buscou confirmaram que houve conversas entre CEJAM e São Camilo, mas as negociações não avançaram pois a Sociedade Beneficente iria passar os débitos trabalhistas dos funcionários para a futura gestora, o que não agradou.
Nesse impasse, embora ninguém ainda fale oficialmente sobre a transição, o que se especula é que o próprio Estado irá assumir o local, e uma outra empresa gestora, que poderá ser a própria CEJAM, iria assumir apenas em 2021.
História
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu começou a ser idealizada em 1837, em função das precárias condições em que se encontrava o Hospital dos Lázaros que existia desde 1806, por obra do Padre Antônio Pacheco da Silva. A comissão escolhida elaborou os primeiros estatutos de um Hospital dos Morféticos (Portadores de Hanseníase).
Um ano depois, em 1838, aconteceu a primeira doação feita pelo Capitão Caetano José Portella que iniciou efetivamente a instituição da Irmandade. Ainda nesse ano, a Câmara Municipal aprovou a criação de um Hospital de caridade para asilo dos hansenianos.
Em função das volumosas contribuições, um terreno foi comprado e as obras tocadas em ritmo acelerado, até que em 1840 foi eleita a primeira Mesa Administrativa da Irmandade, tendo como primeiro Provedor o Capitão-Mor Bento Paes de Barros, que seria depois o Barão de Ytu. Apenas em 1842, a Vila de Itu foi elevada à categoria de cidade.
Em 1846, em passagem por Itu, o Imperador Dom Pedro II visitou a cidade de Itu e deixou alguns donativos para o andamento das obras.
Uma Capela em louvor a São João de Deus foi a primeira edificação a ser concluída em 1853, sendo a imagem trazida de Gênova, Itália.
Inaugurado em 1867, o Hospital passou a contar com os serviços de enfermagem das Irmãs de São José de Chambéry que chegaram em 1869, após contato da Mesa Administrativa da Irmandade com a Irmã Maria Theodora Voiron, superiora do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio.
Em 1930 foi inaugurado junto ao hospital um pavilhão para servir de residência às irmãs de São José, como uma forma de retribuição parcial pelos serviços de enfermagem prestados.
No ano de 1983, foi inaugurado o atual prédio da Instituição.
De 1991 a fevereiro de 2003, o hospital foi administrado por intervenção Estadual e de março de 2003 a outubro de 2009 foi administrado pelo Sanatorinhos.
Em 2009, a Sociedade Beneficente São Camilo passou a ser a administradora do hospital. Atualmente oferece atendimentos em Pronto Atendimento Adulto e Infantil, UTI Adulto, UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Unidade de Tratamento e Queimados sendo referência em Neonatologia, Neurocirurgia, Cirurgia Pediátrica, Ortopedia e Unidade de Queimados. O hospital possui Maternidade com atendimento também à gestante de altos ricos. O atendimento do Hospital é voltado para média e alta complexidade, com perfil cirúrgico para 44 municípios do Interior de São Paulo.
Neste ano, parte do seu prédio passou a ser sede do Hospital de Campanha para Covid-19, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A antiga sede da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, localizada na Rua Joaquim Borges, 314, Centro, foi restaurada e atualmente abriga o Centro Pró-Memória da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu.
Quais serão os próximos capítulos desta história? Seja qual for, que se preserve atendimento médico aos menos favorecidos pois, 183 anos, depois, eles ainda são os que mais necessitam.
(Com informações do IBGE)
COITADOS DOS FUNCIONARIOS QUE ESTAO DESAMPARADOS SEM SABER QUEM PAGARA SEUS DIREITOS E SALARIOS