Vem comigo, caminhar por Itu…
Caros leitores e turistas, sou Marques Araujo, guia de turismo, escritor e historiador e, hoje, quero trazer para vocês a razão pela qual Itu é conhecida como a Cidade dos Exageros.
A fama da cidade foi motivada pelo personagem Simplício, do ator Francisco Flaviano de Almeida, que falava sobre a enormidade dos elementos da cidade no programa humorístico A Praça da Alegria e posteriormente A Praça é Nossa.
Simplício era de Itu e na TV destacava as coisas gigantes e exageradas. Um dia, citou Itu como a famosa Cidade dos Exageros.
Os primeiros atrativos gigantes na cidade foram o Orelhão e o Semáforo gigantes que estão há 50 anos na Praça da Matriz e muitos turistas às vezes acham que lá é a Praça dos Exageros, porém, está praça está situada no Bairro Padre Bento e foi inaugurada em 23 de agosto de 2012.
A Praça dos Exageros contém diversas esculturas em dimensões gigantes, incluindo um jogo de xadrez, formigas e joaninhas e um boneco do personagem Simplício, vestindo a camisa do Ituano Futebol Clube.
A Praça foi concebida exatamente para homenagear o Francisco Flaviano de Almeida, “Simplício”, “Osório”, “Menininho de Itu”.
A entrada é gratuita e tem toda uma estrutura para crianças, jovens e adultos com os itens gigantes, lojinha, lanchonete, banheiros e um Centro de Apoio ao Turista, e estacionamento gratuito.
Quer saber mais, inclusive os detalhes dessa história e todas as outras e Itu?
Contrate um guia de turismo para enriquecer sua visita.
Vem comigo… Este é o décimo primeiro texto desta série. Para ler os anteriores, clique aqui.
Marques Araújo, Guia de Turismo e escritor