Vem comigo, caminhar por Itu…

Guia Desbravador gosta também dos entornos da cidade, por isso eu, Marques Araújo, guia de turismo quero te convidar a conhecer hoje dois atrativos fora do centro de Itu, um deles é a Estrada Parque que liga Itu à cidade de Cabreúva, logo na entrada há um portal, estilo colonial, com indicação “Estrada Parque – APA- Rio Tietê – Itu – SP”. Conhecida também como Rodovia dos Romeiros, Rodovia do Estado, Estrada da Gruta, Estrada de Cabreúva, sua extensão é aproximadamente quarenta e nove quilômetros.
A estrada está localizada em uma região de preservação ambiental e foi criada através das estratégias do documento de Área de Proteção Ambiental tendo uma importância histórica e econômica, foi planejada no início do século XX pelo então prefeito de São Paulo Washington Luís. Ela ligaria São Paulo a Mato Grosso, cortando uma vasta extensão do interior paulista. Entre 1920 e 1922 o trecho Cabreúva a Itu foi construído e inaugurado em 01 de maio de 1922,
nela existe uma rica biodiversidade, composta por espécies de fauna e flora como, por exemplo, espécies como os macacos bugios da cara preta e jequitibás centenários dentre as quais podemos destacar o jequitibá rosa que está ameaçada de extinção e sendo encontrado só na região e não por acaso escolhido para ser o símbolo da estrada. E ainda se somam outras belezas naturais, como quedas d’água, grutas e nascentes. E desde 1996, entidades promovem diversas atividades, projetos e ações de educação ambiental. Na Estrada Parque de Itu se mantém forte uma tradição: a “Romaria a Pirapora” que ocorre uma vez por ano (cada município tem as suas datas) levando milhares de pessoas a se deslocarem de suas cidades passando religiosamente por esta estrada com destino ao “Santuário do Bom Jesus de Pirapora”. Devotos ao santo organizam-se em grupos a pé, de bicicleta, a cavalo, charrete, motocicleta e carro, com dia e hora marcado saem juntos, sentido a cidade de Bom Jesus de Pirapora, para participarem da missa onde recebem a comunhão, faz suas confissões e, aqueles que tiveram seus pedidos atendidos pelo santo, pagam suas promessas.
Na Estrada está uma das fazendas mais visitadas de Itu, a centenária Fazenda da Serra que todos conhecem como Fazenda do Chocolate, ela possui um parque com visitação livre com bela arquitetura rústica e colonial, lagos, playground, animais de fazenda e muito contato com a natureza mais um restaurante com comida caipira servida no fogão a lenha em um delicioso ambiente da varanda do casarão e área externa das 12h até as 15h. (ABERTO SOMENTE AOS FINAIS DE SEMANA), mais ainda uma fábrica e loja de chocolates onde você encontra os deliciosos chocolates produzidos na fazenda, doces e biscoitos, mais ainda, uma adega que funciona na antiga senzala, lá são vendidos doces caseiros, mel, vinhos, licores e cachaças artesanais e claro, sempre um café quentinho que pode ser acompanhado com deliciosos salgados e bolos. E para levar aquela lembrança da visita, você poderá visitar também a loja de artesanatos, presentes e loja de tapetes artesanais, o orquidário com diversos tipos de orquídeas, suculentas, vasos, acessórios e complementos. E, se for aos finais de semana, é possível adquirir artesanato indígena em mini aldeia montada na fazenda. Viu quanta coisa em uma estrada? Quer saber mais? Continue seguindo aqui.

Vem comigo… Este é o décimo texto desta série. Para ler os anteriores, clique aqui.

Marques Araújo, Guia de Turismo e escritor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *