Vereador anuncia saída da base governista
No início da 22ª Sessão, na terça-feira (8), o vereador Thiago Gonçales anunciou, rapidamente, que não faz mais parte da base do Governo Municipal, devido a “projetos políticos diferentes e algumas opiniões divergentes”, comunicando assim seu desligamento.
Uma possível ruptura já era esperada desde que seu pai, Adauto Gonçales, deixou a Secretaria Rural, dizendo que aguardava quem o prefeito Guilherme Gazzola iria indicar para seu sucessor.
Mesmo informalmente ainda, Gazzola indicou o secretário de Esportes, Gilmar Pereira, e a secretária de Saúde, Janaína Camargo.
A saída de Thiago mostra também o resultado de uma disputa sobre quem o PL (Partido Liberal), sob comando de Adauto, iria escolher para representá-lo na cidade nas Eleições 2024: um sucessor de Gazzola ou o deputado Rodrigo Moraes.
Nas redes sociais, comentários citam que, com cinco vereadores na oposição, já seria possível criar uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) na Câmara. Temas não faltam: CIS, Santa Casa, Cartão Cidadão, Taxa do Lixo…
Sessão
Na ocasião foram votados cinco Projetos de Lei e um Projeto de Decreto Legislativo, todos aprovados por unanimidade. Em discussão única o Projeto de Decreto Legislativo Nº 15/2023, proposto pela Mesa Diretora, composta pelos vereadores Normino da Rádio, Luisinho Silveira, Célia Rocha e Donizetti André, que “Dispõe sobre a concessão do Diploma e Medalha Imperatriz Leopoldina”.
Já os Projetos de Lei que entraram em pauta foram os seguintes:
Projeto de Lei Nº 42/2023, de autoria do vereador Dr. José Galvão, “Institui a Campanha Permanente de Conscientização e Enfrentamento do Assédio e da Violência Sexual no Município da Estância Turística de Itu e dá outras providências”.
Projeto de Lei Nº 54/2023, de autoria dos vereadores Normino da Rádio e Mané da Saúde, que “Institui o Outubro Rosa, mês dedicado à campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero no Município da Estância Turística de Itu e dá outras providências”.
Projeto de Lei Nº 57/2023, de autoria do vereador Thiago Gonçales, que “Declara Utilidade Pública a Associação Sol da Justiça”.
Projeto de Lei Nº 59/2023, de autoria do vereador Dr. Marcos Moraes, que “Dispõe sobre a denominação da Via Pública Rua 13 do Loteamento Portal de São Tiago – Rua Nair Francisco de Campos Gonçalves”.
Projeto de Lei Nº 61/2023, de autoria do vereador Dr. Marcos Moraes, que “Dispõe sobre a denominação da Via Pública Rua 05 do Loteamento Portal de São Tiago – Rua Jovita Andrade dos Santos”.
O projeto aprovado em discussão única segue para sanção do presidente da Câmara. Os projetos aprovados em 2ª discussão seguem para sanção do Executivo Municipal. A próxima Sessão Ordinária ocorre no dia 15 de agosto, terça-feira, às 16h, no Plenário da Câmara.
Apenas a vereadora Célia Rocha não esteve presente, devido ao falecimento de seu esposo na semana passada.
Palavra Livre
Fizeram uso da Palavra Livre os seguintes vereadores: Dr. José Galvão, Dr, Sérgio Castanheira, Maria do Carmo Piunti, Eduardo Ortiz, Patrícia da Aspa, Luisinho Silveira e Normino da Rádio.
(Com informações e foto: Câmara de Vereadores)
Esse Thiago Gonçales sempre falou abertamente que era da base do governo devido ao cargo de seu pai, se elegeu para alcançar seus interesses próprios, nunca pensou na cidade e bobo quem cair em sua lábia nas próximas eleições. Ser oposição à partir de agora não apaga tudo que fez contra a população, sempre vai seu um dos que criaram a taxa de lixo abusiva e inconstitucional, autorizou o empréstimo de 100 milhos para a população pagar 400 milhões. Nunca fiscalizou nada e só tem projetos medíocres.
Opiniões diferentes ou seria a saída do Pai do cargo que ele tinha?? Agora ele será contra a taxa de lixo!!kkkkk e o povo vai continuar voltando nos mesmos !!
Agora chegando as próximas eleições sai do partido depois de aprovar todos os (projetos)do atual prefeito prejudicando a população ituana, só q a população ituana está de olho em tudo.