Vereadores que apoiam o prefeito aprovam criação de mais quatro Secretarias
Os vereadores Mané da Saúde, Célia Rocha, Pastor Donizete, Marcos Moraes, Sérgio Castanheira, Luizinho Silveira, Ricardo Giordani e Thiago Gonçales (foto) aprovaram, em duas longas sessões extraordinárias que duraram 12 horas nesta terça-feira (27), 11 projetos do prefeito Guilherme Gazzola. Normino da Rádio, presidente da Casa e também apoiador do Chefe do Executivo, não vota.
Um dos principais projetos foi a criação de mais quatro Secretarias: de Relações Institucionais; de Agricultura; de Compliance e Transparência e Secretaria Municipal de Habitação – que antes atrelada à Secretaria de Planejamento, e foi extinta quando Gazzola assumiu, em 2017.
Segundo o projeto, haverá a criação de 13 novos cargos comissionados de agentes políticos, com altos salários: controlador, secretários, chefes de gabinete e adjuntos.
O projeto não especifica quantos cargos efetivos serão admitidos ou remanejados. Atualmente, a Secretaria que tem menos funcionários, entre efetivos e comissionados tem dez servidores.
Os vereadores de oposição fizeram longos discursos contra o projeto. “Se é bom, porque foi enviado em cima da hora para nós?”, questionou Patricia da Aspa.
“Se é bom, qual o motivo de nenhum vereador de base defendê-lo?”, opinou José Galvão, já que os representantes do Legislativo submissos ao prefeito apenas votaram a favor, sem discutir o texto. Ele também lembrou que o prefeito se elegeu prometendo cortar cargos.
No decorrer da sessão, a maioria dos vereadores que apoiam Gazzola ficaram na antessala do Plenário, e entravam apenas para apertar o sim.
A Secretaria de Compliance e Transparência foi motivo de ironia por parte da vereadora Maria do Carmo. “Veja, só, que chique! Criar um departamento de Transparência é muita cara de pau deste prefeito!”. Os vereadores ainda lembraram das dificuldades em se obter informações da Prefeitura através dos requerimentos.
O vereador Eduardo Ortiz lembrou que falta um aparelho de ressonância magnética para a Santa Casa e que o valor gasto com essa criação de cargos daria para comprar o equipamento. Ele se emocionou ao lembrar de um amigo que faleceu sem fazer o exame.
Outros projetos
Foram votados mais dez projetos. Iremos explicar sobre eles em outras matérias. Para ver todos eles, clique aqui.
Mais uma vez fica claro o desprezo da Camara de Vereadores em relaçao às necessidades da populaçao. Os Vereadores deveriam ser (mas infelizmente não são) os fiscais do povo. Os legisladores em prol da comunidade, para uma cidade melhor, com mais saúde, educaçao, segurança e emprego. Porem esses vereadores apenas veem a vereança como uma forma de ganhar dinheiro, de enriquecimento pessoal e de poder político para vender apoio. Nas próximas eleições vamos limpar a imundície da Camara e da Prefeitura. Vamos por esse lixo para fora!!!
São tudo cara de pau quanto será que eles vão por no bolso como gostaria de saber o ano que vem tá chegando vamos tirar esses cara de pau da câmera vão ter que ralar para ganhar dinheiro porque a mama tá vai acabar eu creio
Aumentaram o IPTU para pagar esse “cabidão eleitoreiro”. GG/PP quer espremer o povo até sair o último centavo… E essa câmara… nunca vi tanto mau caráter junto…