Acadil realiza reunião neste sábado
A Academia Ituana de Letras realiza a primeira reunião de 2024 celebrando o aniversário de Itu e os 190 anos de nascimento do Maestro Elias Álvares Lobo, no dia 03 de fevereiro.
O “Ano Elias Lobo” está sendo promovido em parceria com o Instituto Cultural de Itu, Schola Cantorum e Coral Vozes de Itu e o lançamento do evento em 15 de dezembro passado no Museu da Música-Itu marcou o início das celebrações, marcando também a efeméride de translado dos restos mortais de Elias Lobo para Itu em agosto de 2014.
Elias Lobo (1834 – 1901) nasceu em Itu e se destacou na música brasileira pela sua ópera A Noite de São João, primeira brasileira do gênero, escrita em língua portuguesa, e apresentada no Rio de Janeiro, para o Imperador Pedro II em 1860. O compositor, que foi professor de música de Chiquinha Gonzaga, atuou em diversas cidades paulistas como professor e compositor. Morreu em São Paulo, deixando vasta obra musical, grande parte dela preservada no Museu da Música – Itu. Seu método de música foi o primeiro manual utilizado pelas escolas públicas de São Paulo.
Na reunião o acadêmico e historiador Luís Roberto de Francisco fará a comunicação “Elias Álvares Lobo no Almanach Litterario de São Paulo”.
Celebrando os 414 anos de Itu o acadêmico e historiador Leonardo Silveira fará a comunicação “Itu- a pedra marcada rio do tempo”, abordando as origens, importância nos antigos caminhos, suas posições políticas e econômicas, seu povo e seus costumes ao longo do tempo.
Assim, a Acadil traz sua contribuição para valorizar e manter viva a cultura e a memória de Itu, em reunião aberta a todos os interessados.
Serviço:
Data – 03/02/2024
Horário: 10h
Local – Espaço Euclydes Marins e Dias – Rua Luís Vaz de Camões, 157 – Jardim Convenção – Itu/SP.