Após morte de bebê, família busca respostas
Um bebê de apenas um ano faleceu no último dia 21, na Santa Casa de Itu. A família, desde então, busca respostas para o que houve com o menino.
O tio de Noah Chamity Farias Costas, Lucas, entrou em contato com o Jornal de Itu e diz que a família agora quer entender o que houve, e em caso de erro médico, a responsabilização dos culpados.
Segundo ele, Noah deu entrada no Hospital da Criança no dia 19 após apresentar febre durante a semana e já ter sido atendido anteriormente com medicação. Ao retornar, seu estado era grave: febre alta, respiração ofegante e sem responder estímulos.
Após demora no atendimento, a situação se agravou e ele foi rapidamente colocado no oxigênio e soro. Exames detectaram anemia severa, infecção forte e pneumonia. Como continuava sem responder, foi feita uma tomografia, e após ele precisou ser intubado.
“O quadro dele se manteve crítico, e após três paradas cardíacas, ele ainda foi reanimado com muito esforço pela equipe médica”, conta Lucas. Após isso, o menino ainda teve mais duas paradas cardíacas e faleceu na manhã do dia 21.
A família, logo após, registrou um boletim de ocorrência e agora espera que investigações da Polícia apontem se houve erro médico ou medicação inadequada. A mãe do menino já foi chamada para depor na segunda-feira.
“Queremos a verdade sobre o que aconteceu, e assim desejamos evitar que outras famílias passem pela dor que estamos enfrentando hoje”, explica Lucas.
A Secretaria de Saúde de Itu diz que o caso também está sendo investigado pelo Comitê de Mortalidade Materna Infantil de Itu (que analisa todos os óbitos maternos e infantis ocorridos do município).