Às vésperas do Dia da Consciência Negra, prefeitura exige que artista retire obra que homenageia ícones da luta racial
Intervenção artística em homenagem aos negros foi considerada, por Guilherme Gazzola, como “feio” e “ato criminoso”
O artista Adelson de Andrade, conhecido também como “grafi.itu”, resolveu fazer uma homenagem a três ícones da luta negra: Dandara, Zumbi e Tebas. O local foi escolhido por ser uma referência importante, às vésperas do Dia da Consciência Negra: a Praça Dom Pedro I (Praça do Cruzeiro), onde acontecerá a Missa Afro neste sábado. Lá também está sendo reformado o Cruzeiro, rara obra de Tebas, construtor negro do século 18.
Em torno da obra em restauração, Adelson retratou os rostos dos homenageados nos tapumes usados para preservar o local. Ele já fez diversos grafites na cidade, inclusive no Parque Industrial, na Fábrica do Skate, junto com uma obra de Kobra, considerado o maior muralista do país.
Sua simples intervenção em pedaços de madeira, que segundo ele, “estão quase podres”, gerou uma confusão na noite desta quarta-feira. Ele relata ao Jornal de Itu que recebeu uma ligação nada amistosa no período da tarde. “Um rapaz se identificou sendo Alexandre, do setor de Obras da Prefeitura, e disse que era para eu retirar o meu grafite. Eu disse que não, que era uma homenagem aos negros, e ele me que criticou, disse que isso era “vitimismo” e que fez ameaças”.
O artista não imaginava que a situação iria ficar pior ainda: às 18h14, conforme ele comprovou ao Jornal de Itu, ele recebeu uma ligação do Recanto do Paraíba, bar localizado na Vila Leis. “O dono de lá é meu amigo, lá tem uma arte minha. Ele perguntou o que eu tinha feito, que estava todo mundo bravo comigo, “querendo me pegar”. Eu perguntei quem, então ele passou o telefone e o prefeito começou a falar comigo, dizendo para eu tirar o grafite de lá, que aquilo era uma bosta. Começamos a conversar e ele disse que se eu fosse homem que fosse até lá”, conta o artista que fez um vídeo momentos antes de ir até o bar.
Ele narra que chegando lá encontrou o prefeito rodeado de seguranças. Ele gravou um vídeo em que o prefeito diz que ele “cometeu um ato criminoso pintando um monumento histórico”. Ele questiona ao prefeito se “a arte dele é uma bosta” mas o mesmo, vendo que está filmado, apenas responde: “É feio! Você cometeu uma ilegalidade!”, e afirma que o local será pintado “agora mesmo”.
“Eles tentaram pegar o meu celular, me intimidar, mas é suave, nós já brigamos a vida toda, não somos bobo, hoje em dia é luta. Tentaram armar uma “casinha” para mim, mas não conseguiram”, conclui Adelson.
Questionamos a Prefeitura se Guilherme Gazzola gostaria de contestar a versão do artista, mas a Assessoria de Imprensa não se manifestou.
Lamentável! Mais um dos muitos atentados à cultura por parte dessa gestão. Crime é o racismo.
Cruzes!!! Poderiam ter resolvido isso de maneira civilizada.! Que falta de tato.. !!
Parabéns Prefeito, provando que o espírito escravocrata de Itu ainda impera. É o prefeito da elite ituana. O artista fez sua homenagem em tapumes, não precisava de tanto desrespeito à arte de um artista, que só quis homenagear um povo que foi escravizado e, até hoje, sofre com o preconceito. Pra mim, isso é prova de preconceito.
Tapume podre é Patrimônio Público e Histórico para prefeito racista da Cidade de ITu.
Até onde o racismo estrutural e
institucional conseguiu chegar!
Lamentável!
Todo apoio ao Artista Adelson de Andrade – grafiti.itu
Lamentável Sr. Prefeito!!! A vida do artista é se manifestar, independente de onde e como. E no caso do Adelson de Andrade, ele fez nos tapumes que cercam a revitalização do Cruzeiro. Isso não é crime!!! Triste ver tantas situações como essa acontecendo pelo Brasil afora. FORA BOLSONARO e seus COMPARSAS!!!
Em vez do prefeito cuidar da falta de água . Ciclovia sem luminária. Etc. Vai atrapalhar obra de arte dos outros.
Eu apoio o artista! É inconcebível esta atitude desse prefeito. São tapumes! Não houve depredação alguma. Houve sim muito empenho e dedicação do artista para um evento importante num lugar público! Não vamos deixar barato. Lutemos contra o racismo e a truculência!
Pingback: Prefeitura de Itu notifica artista a pagar R$ 9 mil e passa tinta azul em grafite - Jornal de Itu
Que absurdo Sr prefeito se Itu tem regras e leis porque Sr não cobra da CIS que é da prefeitura ,a água para a população de Itu, eles não cumprem o rodízio e o Sr não faz nada, nós estamos comprando água para ter em casa porque se depender de vocês estamos mortos,Itu está um caos, abandonada, enquanto as cidades vizinhas com água 🙏🙏😡
Estes andaimes estão custando quanto não lembro se na placa marca 800 mil estamos pagando por andaimes ?????? E agora artista não pode pintar sua arte ??? As escolas com muros sujos e ele prefeito tirando a arte escolas abandonada ele não está a fazer nada
Lamentável, Sr Prefeito. Que falta de tato na tratativa.
Parabéns prefeito, já sabemos em quem não devemos votar nas próximas eleições, valeu mesmo!
Vergonha desta política elitista e racista que ainda permanece nas cidades brasileiras. Travestidas de legalidade. Salve o povo negro, os e as artistas negros/as. Salve Adelson
Agora é a hora de sabermos se esse papo de democracia é mesmo verdade. Se o poder vem do povo e o povo não aguenta mais ser explorado e humilhado por esse prefeito, então é direito (e dever) do povo, pedir o impeachment desse Gazola. Essa é a hora de sair, protestar e exigir nossos diretos. Justiça já. Fora Gazola.
Pingback: Carro oficial usado pelo prefeito de Itu é flagrado em frente a bar - Jornal de Itu
Pingback: Carro oficial usado pelo prefeito de Itu é flagrado em frente a bar » Agenda Itu
Pingback: Artista, após adiamento em dez sessões, recebe moção de congratulação - Jornal de Itu
Pingback: Justiça decide que multa de R$ 9 mil para artista é ilegal - Jornal de Itu