Auditores encontram trabalho escravo e infantil na zona rural de Itu

Em fiscalização realizada na quinta-feira, 17 de maio, Auditores-Fiscais do Trabalho encontraram oito trabalhadores em situação de escravidão contemporânea. A operação ocorreu em Itu, na zona rural, no limite com Cabreúva.

Três eram menores de 18 anos, sendo dois menores de 16 anos. Essa situação configurou, além do trabalho escravo, o trabalho infantil. Além deles, havia crianças com as famílias.

Os trabalhadores iniciaram as atividades de cultivo de verduras no dia 19 de fevereiro. Desde então, nunca receberam salários. Os Auditores-Fiscais os encontraram sem ter o que comer. Três famílias moravam numa mesma casa, com três crianças. A mais velha tinha apenas sete anos.

Nos depoimentos colhidos pelos Auditores-Fiscais, foi apurado que o trabalho era realizado de segunda a segunda, sem descanso. Os empregados, que trabalhavam no cultivo de verduras e temperos hidropônicos, lidavam diariamente com agrotóxicos e fertilizantes agrícolas sem usar quaisquer Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.

Além de retirar os trabalhadores da situação de escravidão e trabalho infantil, os Auditores-Fiscais interditaram o alojamento (foto) por não oferecer mínimas condições de moradia. Havia muito lixo espalhado. Os quartos estavam superlotados.

O empregador, com receio de ser preso em flagrante, não se apresentou à fiscalização. Um advogado falou em nome dele e concordou com o pagamento de R$ 2,5 mil para cada trabalhador, num total de R$ 20 mil. O acerto de tudo o que é devido aos trabalhadores ficou marcado para o dia 25.

Cobras

Na entrada do alojamento que foi interditado os Auditores-Fiscais do Trabalho tiveram uma surpresa. Enroladas no meio de plásticos que estavam no chão, encontraram duas cobras cascaveis.

Os moradores do lugar não sabiam que os animais peçonhentos estavam lá. Crianças e adultos estiveram, não se sabe por quanto tempo, expostos aos animais cuja picada pode matar. Diante do perigo iminente, os policiais decidiram matar os répteis.

(Informações e fotos: Sindicato Nacional dos Auditores do Trabalho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto