Bica da Santa Terezinha se torna alternativa para falta de água

Moradores entrevistados pelo Jornal de Itu dizem não receber água há pelo menos uma semana

Na tarde desta quinta-feira (28), o Jornal de Itu foi até a bica d’água da Santa Terezinha para saber sobre a situação de moradores de Itu com a constante falta de água na cidade.

No local, pessoas com dezenas de galões enchem seus porta malas para levar água até a sua residência, uma vez que dizem não receber água há pelo menos uma semana.

Garrafas pet, galões, baldes, panelas e até caixas d’água são usadas para garantir um pouco de água e tentar minimizar os transtornos provocados pelo racionamento, apesar de a CIS não admitir a situação.

Na bica encontramos moradores dos bairros Nossa Senhora da Candelária, Itaim, Vila Nova, Jardim das Rosas, Alberto Gomes e Vila Roma. E todos disseram que não recebem água nem pela torneira e nem por caminhão pipa.

“Há pelos menos uma semana não recebemos água e quando ligamos na Cis dizem que está tudo normal”, disse uma moradora. “Pedimos caminhão pipa, mas alegam que precisa que mais moradores solicitem, porém dezenas de vizinhos ligam todos os dias pedindo explicações sobre a falta de água e também sobre a possibilidade do caminhão pipa”, continua. “Infelizmente tenho que vir aqui na bica pra pegar água porque estou sem nada em minha casa”.

Outra moradora que estava enchendo galões disse que há duas semanas não chega água. “Antes ficava o dia todo sem, mas vinha de noite com pressão, então enchia a caixa. Agora está seco, sem nada”, conta. “Meu pai está doente, com câncer e está sem água. Um absurdo”, disse revoltada.

Uma moradora da Vila Roma contou à redação que está desde sexta passada sem receber água e que liga todo dia na CIS pedindo explicações e solicitando caminhão pipa. “Eu moro na parte mais alta, então não chega. E quando vem a pressão é muita baixa. Estava há mais ou menos um mês com água só de noite, mas agora cortaram de vez”, revela.

Residentes no bairro Alberto Gomes e Itaim contaram que estavam recebendo água dia sim e dia não, mas que há uma semana não tem água em suas torneiras. “Eu venho pra bica um dia sim e outro não, e encho os galões para levar pra casa”.

Situação agravante

Uma moradora do bairro Nossa Senhora da Candelária conversou com a nossa redação e revelou que está sem receber água na torneira há 31 dias. Ela disse que antes a Cis enviava caminhão pipa a cada 3 ou 4 dias, e que só deixava 500 litros por casa. Agora nem o caminhão vai mais no bairro. “Meu carro está lotado de galões de água, que ainda são de 2014. Pelo menos guardei porque infelizmente agora estou usando de novo”, disse.

Porém, ela teve dificuldade em encher os galões, pois a pressão das torneiras da bica está baixa. “Aqui não tem condição, vou ter que procurar outro lugar pra conseguir encher meus galões sem precisar perder a minha tarde toda”, lamenta. “Uma cidade tão bonita com uma história tão rica, e deixar os moradores nesta situação. É lamentável”, disse revoltada. “A minha vontade é de sumir dessa cidade”.

Bica

A bica d’água da Santa Terezinha está em péssimas condições, sendo que algumas torneiras estão quebradas, o que dificulta o uso. Além disso, a baixa pressão faz com que filas se formem ao redor da bica. “Ainda que agora não tem tanta gente, mas imagina no final do dia como vai estar isso aqui. O fio que está saindo dessas torneiras vai gerar uma confusão”, disse uma moradora.

O Jornal de Itu entrou em contato com a Prefeitura de Itu e a Cis para saber sobre os “racionamentos de água” que vem ocorrendo na cidade e também sobre a situação da bica, porém até a publicação desta reportagem não obtivemos retorno.

Em entrevista o Jornal Cruzeiro do Sul a Administração Municipal informou que a água da bica é proveniente de um poço, de responsabilidade da Cis, e que a Prefeitura é responsável pela manutenção do local e o tratamento da água. Afirmou também que a água é potável.

O Jornal de Itu já abordou por diversas vezes as reclamações de moradores quanto a falta de água na cidade. Inclusive foi publicada no dia 9 de julho uma reportagem que diz que a Justiça obrigou Itu a fornecer água para a população. Confira a reportagem aqui.

Texto e foto: Denise Katahira

One thought on “Bica da Santa Terezinha se torna alternativa para falta de água

  • Isso é uma vergonha! Quem vai fiscalizar essa determinação da justiça?????

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: