Campanha de Vacinação termina nesta sexta-feira

Até esta sexta-feira, 31, a Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h.

De acordo com determinação do Governo Federal, a população alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias (não sendo vacinadas as crianças com as contraindicações específicas). A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais ou responsáveis pelas crianças nessa faixa etária a procurarem a UBS mais próxima de onde residem. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é alcançar, no mínimo, 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo.

Até às 13h do dia 23 de agosto, 6.279 crianças foram vacinadas contra a Poliomielite, o que representa 75,22% do público alvo. Em relação ao Sarampo, 6.202 foram vacinadas, o que representa 74,30% do público alvo.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Os principais sinais de sarampo são febre alta (acima de 38,5ºC); dor de cabeça; manchas vermelhas que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite; manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: