Cetesb afirma que resultado de análise de água do Pirajibu estará pronta no final do mês
A Agência Ambiental de Itu (Cetesb) informou ao Jornal de Itu que, no dia 12/05, soube de novos picos de alterações na qualidade da água do Rio Pirajibu, quando houve a necessidade de paralisar a captação de água. No dia seguinte, um técnico esteve na ETA 08 (Pirapitingui) e no ponto de captação do rio Pirajibu, para coletar amostras de água, enviadas para análise. Naquela data não havia alteração na coloração da água e nem odor. Por esse motivo, a captação foi retomada.
Os resultados devem ficar prontos no final deste mês. “A CETESB dará sequência às ações de acompanhamento assim que os laudos forem concluídos”, explica a assessoria.
O caso
A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) divulgou na semana passada que adotou um protocolo de operação para garantir que moradores da região do Cidade Nova (Pirapitingui), em Itu, não recebessem água contaminada, quando agentes poluidores são identificados na estação ETA-08. Não raro, essas manobras impactam até mesmo na interrupção do abastecimento.
Tal ocorrência vem se tornando frequente após a constatação de que o vazamento de uma represa de rejeitos situada na cidade de Alumínio (a 30km de Itu), pertencente à empresa CBA, vem afetando a qualidade do Rio Pirajibu.
Sobre o episódio, a CETESB afirma que foi comunicada sobre novos picos de alterações na qualidade da água, quando houve a necessidade de paralisar a captação de água.
“No dia 13/05, a CETESB vistoriou a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio e não constatou extravasamento do sistema de tratamento, ou outra irregularidade relacionada ao empreendimento”, afirma.
CBA
Já a empresa, acusada da contaminação, afirma que “não foi citada na referida ação e não tem conhecimento do motivo de paralisação da captação da água em Itu, uma vez que as atividades da Empresa se encontram dentro do padrão da operação industrial. A Empresa também ressalta que não houve transbordo em sua barragem de resíduos. A barragem permanece segura e sem nenhuma intercorrência. Desde sua origem, há 70 anos, a Companhia está comprometida com a responsabilidade ambiental e suas atividades são objeto de controle e fiscalização de autoridades competentes, conforme as normas vigentes.”