Chuvas com ventos muito fortes deixam Itu mais de 24 horas sem energia
Grande parte da cidade de Itu ficou mais de 24 horas sem energia: desde a tarde desta sexta-feira (3) até o começo da noite deste sábado (4).
Alguns bairros ainda estão na escuridão: recebemos relatos de moradores da Vila Martins, Portal do Éden, Itaim e Vila Nova (atualizaremos esta lista assim que recebermos mais informações).
Os ventos de mais de 100 km/h que atingiram a cidade e assustaram os moradores derrubaram centenas de árvores por toda a cidade. Algumas caíram sobre carros.
Uma parte da estrutura de um supermercado, no bairro São Judas Tadeu, também caiu sobre veículos estacionados.
Segundo informações do Governo do Estado, Itu era uma das 45 cidades do Estado de São Paulo ainda com falta de energia nesta tarde de sábado.
A situação gerou também transtornos no abastecimento e alguns bairros chegaram a ficar sem água.
Equipes da CPFL promoveram reparos em diversos pontos, inclusive de postes de cimento que quebraram, como na Rua R. Dr. José Paula Leite de Barros, no centro.
O comércio também registrou prejuízo: muitas farmácias não abriram as portas, alguns postos de combustíveis também ficaram fechados assim como restaurantes. Na tarde deste sábado, lojas fecharam também baixaram as portas antes do fim do expediente.
A Prefeitura avisou, na manhã de hoje, que devido a tempestade algumas atrações turísticas da cidade também estarão fechadas para visitação este final de semana, entre elas: Parque do Varvito, Praça dos Exageros e Cidade da Criança.
Defesa Civil
Os acidentes decorrentes das chuvas extremas provocaram seis mortes em todo o estado, segundo a Defesa Civil. Uma pessoa morreu em Limeira, atingida por um muro; uma em Osasco, após queda de árvore sobre um carro; uma em Santo André, atingida por destroços que caíram de um prédio; e uma em Suzano e duas na capital, todas após quedas de árvores. A Defesa Civil também atendeu cerca de cem desabamentos em todo o estado, em ocorrências com danos em muros, casas e destelhamentos de imóveis.
As Defesas Civis estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros registraram mais de 2 mil chamados em ocorrências em 40 cidades. Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.
(Fotos: Divulgação/Leitores Jornal de Itu/ Whatsapp)
Plaza Athene 04/11 – 22:04 h sem energia
vila padre bento até o momento 22:30 de sábado dia 04/11 sem luz e sem água.
Até o momento bairro vila nova está sem energia e água, fios do poste estão partidos e expostos no chão a risco de choque elétrico devido ao fluxo de pessoas no local
No bairro presidente médice continuamos sem energia agora 0;10 do dia 05/11, e em contato com CPFL apenas informam que sabem do ocorrido mas sem previsão de volta, porém o que me chama atenção é que na dificuldade financeira a CPFL veio até minha residência para cortar a energia, agora na falta da energia nem se quer atendem as ligações para não escutarem nossa reclamação e firmam apenas as faltas de energia através do site, agora ondem estão nossos direitos, e o que eu perder de mantimento ou aparelhos que foram danificados pela falta de energia, pois essa queda aconteceu antes do temporal. Fica aqui meu registro e minha insatisfação.
Não sou funcionário da CPFL, mas com a alta demanda, ficar ligando lá não adianta nada.
Foi uma situação que afetou várias cidades e como todos sabemos, em eventos naturais (chuvas, tempestades ou ventanias) pode se ocasionar quedas de energia devido à diversas árvores estarem próximas das redes de energia e postes.
E também, todos deveriam pensar na segurança elétrica interna de sua residência e para isso existem diversos dispositivos no mercado.
Moro no Bairro Padre Bento e a luz voltou no domingo às 2:40 e água, no sábado às 21h.
Vila Gardman 06 / 11 , 06:30 ainda estamos sem energia. Deus no controle.
Parabéns, pelo trabalho sério e efetivo deste jornal!
Meu bairro está sem água há dias e site da CIS sem nenhuma informação sobre a real situação. Cadê o pessoal da comunicação, viajando/passeando?
O pessoal da comunicação também tem sua vida própria e devem ter seus horários de descanso.
Condomínio City Castelo sem energia até agora, mais de 72 hs…. Tudo da geladeira e freezer descongelaram…. Prejuízo total…
aqui no são luiis ainda estamos se agua luz voltou depois do caos
Até agora parte do são judas sem água e sem energia … Será que vai ser preciso ir uma galera na porta da cpfl e da cis para resolverem essa situação ?
Bairro Pinheirinho em 06/11/2023 às 21:15 h sem água e sem energia. População aflita, governo e instituições totalmente despreparados para catástrofes naturais. Precisamos repensar urgentemente os planos sob tais circunstâncias.
Bairro Pinheirinho em 06/11/2023 às 21:40 sem água e sem energia. População aflita, governo e instituições despreparados para catástrofes naturais. Precisamos repensar urgentemente nossos planos em tais circunstâncias.