Combate ao Crime Organizado deflagra Operação Serras Gerais com ação em Itu e mais 14 cidades

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (FICCO/TO) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29/5), a Operação Serras Gerais, com o objetivo de desarticular o setor financeiro e logístico de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas.

As investigações, iniciadas em 2024, identificaram que duas grandes facções criminosas movimentaram aproximadamente R$ 70 milhões em apenas oito meses. Para ocultar a origem ilícita dos recursos, os criminosos utilizaram empresas reais e de fachada — incluindo construtoras.

Cerca de 200 policiais participaram da operação, cumprindo 50 mandados judiciais, sendo 15 de prisão temporária e 35 de busca e apreensão, em ações simultâneas realizadas em Itu, São Paulo, e mais 13 cidades dos estados do Tocantins, Goiás, Bahia, Maranhão e Pará.

Também foram executadas medidas de bloqueio e sequestro de bens e valores pertencentes a 35 pessoas físicas e jurídicas, somando mais de R$ 64 milhões. Entre os bens apreendidos estão fazendas na região das Serras Gerais (TO) — utilizadas como base logística para o tráfico — além de caminhões, carretas, veículos de luxo, aeronaves e embarcações.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico de drogas.

A FICCO/TO é composta pelas Polícias Federal, Civil, Militar e Penal do Tocantins, atuando de forma integrada no combate a organizações criminosas e à criminalidade violenta, com foco na investigação, prevenção e repressão, em defesa da ordem e da segurança públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *