Doentes de Coronavírus irão passar pela triagem do sistema CROSS
Pacientes que precisarem de instalação hospitalar, após passarem pelos serviços de emergência de Itu, irão passar pela triagem do sistema CROSS que irá avaliar em qual hospital da região haverá leito disponível. O sistema é o mesmo para outras emergências.
A Santa Casa de Itu, com gestão do São Camilo, possui 20 leitos de UTI instalados na unidade para atender a seus pacientes, e 10 desses leitos são individuais, com banheiro privativo. “Essa estrutura poderá ser destinada aos pacientes com COVID-19 ou com demais patologias”, explicou a assessoria do hospital, que lembrou que o local atende muitas vítimas de acidentes vindas das rodovias da região.
O hospital informa, ainda, que está em contato direto com o Departamento Regional de Saúde (DRS), do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de receber orientações quanto ao procedimento estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Intervenção
Em boletim divulgado no domingo, a Prefeitura falou que “já foi realizado o pedido de intervenção nos leitos do Hospital São Camilo”. Questionamos a Prefeitura de qual forma foi realizado este pedido.
Além disto, o prefeito Guilherme Gazzola realizou uma reunião com a Irmandade da Santa Casa em que manifestou a vontade de pedir a intervenção do próprio hospital. Um dos motivos seria o atraso no pagamento dos médicos.
Questionamos a Prefeitura também sobre este encontro, além de perguntar se o Hospital Municipal teria condições de receber possíveis doentes que ainda não precisasse de UTIS, e se o local tem respiradores artificiais e quantos.
A Prefeitura não respondeu a nenhuma das perguntas.
Salários
A Santa Casa de Itu informou ao Jornal de Itu que os débitos existentes com equipes médicas que prestam serviços à unidade foram liquidados nos dias 17 e 18/03/20 e “em nenhum momento a rotina de atendimento aos pacientes foi prejudicada. O hospital afasta qualquer possibilidade de crise na gestão da Santa Casa de Itu e esclarece que o assunto já foi solucionado”, finaliza a nota.