FPF cancela Copinha e adia sonho de jovens jogadores
A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou, nesta quinta-feira, 26, que a Copa São de Futebol Júnior de 2021 foi cancelada. A FPF tomou essa decisão devido ao aumento de casos, principalmente no futebol, de Covid-19.
“ Sem condições de segurança para os atletas, comissão técnica e arbitragem, a melhor decisão foi essa. A Copinha é um campeonato gigante e de grande importância para o futebol brasileiro, mas não vale o risco da vida de 3800 atletas que participariam”, diz em comunicado à imprensa.
A Copinha acontece desde 1969 e revelou grandes jogadores como: Neymar; Gabriel Jesus; Kaká; Casemiro e muitos outros. Muitas vezes jogadores de times pequeno, do interior, veem o campeonato como uma oportunidade de alavancar sua carreira e conquistar o sonho de jogar profissionalmente, já que as partidas tem as arquibancadas ocupadas por muitos “olheiros”.
A Federação também anunciou uma mudança nas regras: vai permitir que os atletas nascidos em 2001, que jogariam a edição 2021, possam participar da próxima edição do torneio para não frustrar os sonhos dos atletas.
A gestão do Ituano já havia comunicado que o elenco da base não vai jogar o Paulista Sub-20. Com isso, restam poucos campeonatos para o time participar e mostrar o talento de seus jogadores.
“O Ituano neste momento está atento e respeita as determinações dos órgãos de saúde. Isto é o mais importante. O nosso sub 20 esta treinando, mantendo a forma física e aprimorando a técnica. E voltará às competições no próximo ano quando houver condições recomendáveis”, diz o gestor do clube, Paulo Silvestri.
(Texto: João Vitor Galvão)