Grupo de Leitura promove Mostra de Poesia para celebrar as palavras e a amizade

A escritora Nani Mazurchi comanda o Clube de Leitura de Itu há dois anos. O encontro mensal acontece sempre às sextas-feiras, das 14h às 15h30, no Centro Ituano de Letras e Artes (Cila).

O projeto começou por meio de um edital, mas hoje se mantém de forma totalmente voluntária pela escritora. Em torno de Nani, no espaço público, se unem pessoas diversas: crianças, adolescentes, homens, mulheres… E parte destas pessoas esteve na sexta-feira (19), na abertura da Mostra de Poesia dos participantes.

No encontro anterior, a escritora presentou cada um do grupo com uma caixa em formato de livro. Dentro, três palavras aleatórias para que, se quisessem, fazerem uma poesia. “Elas comentaram que as palavras tinham a ver com elas, aceitaram o desafio e elaboraram o texto”, conta Nani. O resultado da criação foram 24 poesias que estão no hall de entrada do Cila com o título: “Lemos, mas também criamos”.

A exposição é muito mais do que palavras criativas e sincronizadas: é uma demonstração do envolvimento de cada um no encontro, que acaba sendo terapêutico e um grande círculo de amizade.

Empatia e tolerância

“O mais importante é esta experiência que fazemos em comunidade: em tempos de realidade virtual, nós olhamos nos olhos uns dos outros, discutimos os livros, mas também falamos de nós mesmos, debatemos ideias diversas, sempre com respeito, e criamos vínculos”, explica Nani.

Através do diálogo, surgem amizades. E foi assim que a mexicana Alejandrina Gomes, moradora de Itu há seis anos, buscou o grupo. “O Clube foi um catalisador de empatia, tolerância e amizade, além de me fazer conhecer palavras novas, muito enriquecedor”, conta.

A responsável pelo Clube de Leitura de Salto esteve na Mostra para conhecer o projeto. “É muito bacana ver como eles são animados e pensarmos em novas ideias para fazermos juntos”, diz May Ellen Almeida, que conduz o grupo ao lado de Guilherme Paro.

O próximo encontro do Clube de Leitura de Itu será na sexta-feira, dia 9 de agosto, e o livro escolhido é “A morte de Ivan Ilitch”, de Liev Tolstói. A escolha dos livros tem a parceria de Morgana Ribeiro e Nathália Britto, funcionárias do local. O Cila fica na R. Floriano Peixoto, 1492 – Praça da Convenção, Centro.

Para mais informações: (11) 98249-3855 com Nani.

Foto: Beatriz Mazurchi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto