Hospital Municipal Dia estará pronto até o final do ano
O panorama da gestão da saúde pública em Itu foi apresentado, na tarde de terça-feira (24/04), a vereadores, membros do Conselho Municipal de Saúde e imprensa. A apresentação, que ocorreu no auditório da Prefeitura, ficou a cargo do prefeito Guilherme Gazzola e da secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, e foi seguida de visita às obras do Hospital Municipal, onde o Chefe do Executivo explicou que até o final do ano o prédio deverá estar pronto.
Na oportunidade, as autoridades esclareceram quais são as atribuições relativas à saúde para cada uma das esferas: municipal, estadual e federal. Foi divulgada a estrutura atual dos serviços oferecidos pela prefeitura na rede básica, de especialidades, em urgência e emergência; a informatização da saúde (iniciada em abril, visa tornar digitais todos os processos da saúde pública: fichas, prontuários, agendamento de consultas e exames, entre outras necessidades) e criação de aplicativo de agendamento de consultas.
Também foi abordada a implantação do hospital municipal, onde serão realizadas cirurgias de baixa e média complexidade, o que justifica o conceito de Centro Cirúrgico/Hospital Dia. O atendimento cirúrgico será realizado 12 horas por dia. O projeto busca maior resolutividade com baixa permanência no hospital.
As principais cirurgias (baixa e média complexidade) realizadas no equipamento serão: geral, pediátricas, dermatológicas, urológicas, ginecológicas, oftalmológicas e ortopédicas. Haverá ainda administração de medicamentos, exame de termografia ou termometria e colonoscopia com preparo hospitalar. Os leitos estarão disponíveis 24 horas quando os pacientes precisarem de retaguarda, como em casos de necessidade de assistência clínica para administração de medicamentos e preparo para exames diagnósticos.
Em casos de urgência e emergência, o primeiro atendimento continua sendo em um Pronto Atendimento Municipal (PAM) ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os casos graves (alta complexidade/UTI) continuam sendo atendidos pelo Hospital São Camilo e rede referenciada do Estado. A Upa e o PAM da Vila Martins funcionam diariamente durante 24 horas; e o PAM do Parque Industrial de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e 24 horas aos finais de semana.
A secretária mencionou ainda o aprimoramento do serviço de 192 (ambulâncias) por meio da implantação da Central de Regulação Municipal da Rede de Urgência e Emergência; e quais tipos de medicamentos devem ser comprados pelo município e os que são enviados pelo Governo do Estado. Também citou a compra de um aparelho de Ultrassom e que outro está em processo de aquisição; a compra de materiais para realizar biopsias de próstata e mama; e que equipamentos para o Hospital Municipal e para o Ambulatório Cardiológico estão em processo de licitação.
(Informações e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itu)