INDICAÇÃO DA SEMANA: KLEBER MENDONÇA FILHO

O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho tem uma narrativa única e marcante. Isso fica claro em seus longas. É uma aula para aqueles que gostam de estudar cinema e um deleite para quem quer passar o tempo comendo pipoca e tomando refrigerante.

Nos dois primeiros longas de sucesso, “O Som ao Redor” e “Aquarius”, a estrutura do roteiro é muito parecida, evidenciando a direção. As histórias são divididas em capítulos, e o perfil de alguns personagens se repete, algo muito curioso e criativo, justamente por se tratar de uma assinatura do diretor.

“Bacurau”, é um faroeste brasileiro recheado de técnicas na narrativa. Ele foge da direção dos filmes citados anteriormente, mas não perde força. Aliás, poderíamos tranquilamente dizer que, em “Bacurau”, em livre citação, Kleber conseguiu misturar muito do brasileiro Glauber Rocha com Tarantino.

No documentário “Retratos Fantasmas”, nosso diretor trata da melancolia, da memória de outros tempos do cinema brasileiro. Um belíssimo documentário que levou aproximadamente sete anos para ser produzido, cujas filmagens começaram antes mesmo de Bacurau. O documentário começou a ser produzido em 2017 e terminou em 2023.

As histórias são lineares, sem pegadinhas e são objetivas. Kleber Mendonça é um grande contador de histórias e, para os mais técnicos, é um prato cheio de metáforas e metalinguagens, além de Diretor premiadíssimo. Vale conferir.Boa Noite!

Dorival Sanches – Blog: https://dorivalcardealblog.wordpress.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *