Instituições de Itu participam da 16 Semana Nacional de Museus
Nesta quarta-feira, 16, às 10h30, o Museu Republicano implantará seus recursos de acessibilidade: audiodescrição (audioguias em português e em Inglês), objetos táteis e réplicas em relevo do acervo.
Haverá a apresentação de música da Banda Clareou, composta por músicos deficientes visuais e funcionários da AIADV Escola de Cegos Santa Luzia, coordenada pelo professor de música Cadú Scalet.
Os recursos de acessibilidade foram adquiridos por meio de projetos fomentados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, pela Fundação USP e Santander, entre 2015 e 2018, sob coordenação da supervisora do Museu Republicano, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego e desenvolvidos pelo Serviço Educativo do Museu Republicano, com consultoria da Fundação Dorina Nowill e Escola de Cegos Santa Luzia de Itu. Envolveu as equipes de informática, conservação, comunicação visual, administração e segurança do Museu Republicano.
Os audioguias, em português e em inglês, serão disponibilizados para uso de grupos, de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, com agendamento prévio junto ao Serviço Educativo.
360 graus e hiperconexão
No Museu da Energia a visitação nesta semana é gratuita, das 10h as 17h, com três exposições e experimentos interativos.
No sábado, 19, haverá um workshop sobre Fotografia Panorâmica Imersiva em 360º com Fernando Henrique Campos (Efe). O investimento é de R$ 87,00.
No domingo, 20, o local recebe, ás 10h, ensaio da Orquestra Ituana de Viola Caipira. A Orquestra Ituana de Viola Caipira apresentará músicas de raiz sertaneja, do folclore brasileiro e português e do cancioneiro popular nacional.
E às 15h, visita mediada com “D. Ignacia e o Sobrado“. A primeira moradora do sobrado convida o visitante para uma viagem no tempo, redescobrindo a história da casa, da energia e do museu.
O Museu da Música apresenta no domingo, das 10h30 às 12h00, a palestra “O Museu da Música, a hiperconexão e as mídias sociais”, dentro da série Diálogos 2018, e a abertura da mostra “Ouvir, cantar e tocar: dos instrumentos musicais às mídias digitais”.