Itu é a segunda cidade na RMS com maior potencial de consumo
Itu está em segundo lugar na Região Metropolitana de Sorocaba com maior potencial de consumo para 2018, segundo ranking elaborado pelo IPC Maps, da IPC Marketing Editora. Os ituanos, segundo o estudo, consumirão, até o final deste ano, mais de R$ 5 bilhões.
No ranking nacional, a cidade fica em 142ª lugar. Na Região Metropolitana a qual pertence, só perde para Sorocaba, que está em 127 ª no ranking nacional. No ranking estadual, fica em 44ª lugar. O estudo leva em consideração dados de fontes oficiais, como o IBGE, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Ministério da Fazenda.
A pesquisa mostra ainda que a maioria dos domicílios urbanos pertence à classe C: 55,1%, ou 29.661 residências. Na classe B, estão 16.300 casas, seguida pela Classe D/E, com 6.009.
A classe considera como “A”, abrange apenas 3% das residências, ou 1.889 casas, onde os quatro itens com maiores gastos são com manutenção do próprio domicilio (incluindo aluguéis, impostos, luz, água e gás), de veículo próprio, alimentação fora e dentro do lar.
Na Classe B, os quatro principais gastos são os mesmos, apenas mudando que os gastos com alimentação são maiores dentro de casa.
A classe C gasta como a Classe B, apenas mudando que em vez de gastos com veículos próprio, os maiores gastos, além de manutenção e alimentação no lar, são com transporte urbano e medicamentos.
Na classe D/E, os gastos são principalmente com manutenção do próprio domicilio, alimentação dentro e fora de casa, seguido de gastos com medicamentos.