Itu e Salto registram crescimento de empregos formais
Dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados no início desta semana indicam que Itu registrou um expressivo crescimento no número de empregos formais em novembro deste ano. No referido mês, a cidade somou 381 novas vagas formalizadas, totalizando um acumulado de 1295 neste ano.
“Esses números confirmam a tendência de reaquecimento de economia e dão indícios de que o país está encerrando seu ciclo recessivo. A cidade de Itu, por estar preparada com ações de incentivo ao emprego e preparação de mão-de-obra, se favorece nesse momento e já começa a demonstrar um panorama positivo para 2019”, comenta o economista Plínio Bernardi Júnior, secretário municipal de Planejamento.
O destaque de Itu fica para o setor de serviços que apresentou 215 novas vagas, seguido pelo comércio com 107, indústria com 50 e construção com 41. “Há uma expectativa para que o próximo ano, em razão do crescente otimismo de vários setores da economia, traga resultado ainda melhores”, analisa o secretário.
Salto
O município de Salto prossegue em 2° lugar na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na geração de empregos neste ano.
No mês de novembro 150 novos postos de trabalho foram criados. Foram 182 admissões e 32 demissões. No acumulado do ano, período de janeiro a novembro, a cidade registrou a criação de 1369 postos de trabalho.
A Região Metropolitana de Sorocaba é formada por 27 municípios, sendo que Salto permanece a frente na geração de empregos frente a cidades maiores.
Os setores que mais empregaram, de acordo com o último levantamento, foram os de Comércio, com 107 postos de trabalho, seguido pelo setor de Serviços com 44 novos empregos