Itu já tem quase mil carros elétricos circulando e BYD lidera preferência dos motoristas
Itu já registra 960 carros elétricos ou híbridos em circulação, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O número representa um salto expressivo desde o início da série histórica, em 2022, quando eram apenas 199 veículos. Em 2023, foram registrados 175 novos carros eletrificados na cidade. Já em 2024, o total mais que dobrou: 430 unidades em apenas seis meses, sendo 156 adquiridas neste ano.
A marca mais popular entre os ituanos é a BYD, com 304 unidades registradas. Em seguida vêm a Kia (198) e a Toyota (131). No Google Maps, é possível localizar pelo menos cinco eletropostos na cidade, que atendem viajantes, empresas ou motoristas que eventualmente precisam recarregar fora de casa.
O gerente da BYD Maggi em Itu, Flávio Teodoro Siqueira, atribui o crescimento à combinação de fatores como economia, desempenho, benefícios e segurança dos modelos eletrificados.
“Em geral, os veículos eletrificados tiveram um crescimento significativo no Brasil pelo conjunto de vantagens: baixíssimo custo de manutenção, abastecimento até cinco vezes mais barato que a gasolina – e zero, no caso de quem tem energia fotovoltaica –, desempenho muito superior pelo torque imediato dos motores elétricos, entre outros benefícios”, afirma.
Segundo ele, os modelos da marca ainda se destacam pela tecnologia embarcada, com pacotes antes disponíveis apenas em veículos premium, e garantias longas: 8 anos para baterias e 6 anos para os veículos.
“Além disso, a BYD quebrou um grande paradigma do mercado brasileiro ao oferecer recompra garantida: o cliente tem a garantia de receber no mínimo 80% da tabela Fipe em até quatro anos, seguindo alguns critérios. Isso eliminou o medo de perder dinheiro na revenda”, completa.
A confiança na marca também se reflete no cenário global: em janeiro de 2025, a BYD superou a Tesla como maior fabricante de veículos elétricos do mundo. Nos meses seguintes, passou a liderar também em receita e vendas na Europa. No Brasil, em maio, assumiu a quarta posição no ranking de vendas no varejo, à frente da Toyota, com quase 200 concessionárias e a maior rede de carregadores do país.
Em Itu, o desempenho da marca tem impulso local. A BYD Maggi pertence ao tradicional grupo Maggi, com quase 50 anos de atuação na região. “Por ser uma empresa ituana consolidada e muito séria, temos credibilidade na cidade e conquistamos um desempenho muito acima da média nacional”, destaca Flávio.
A facilidade de carregamento também contribui para a adesão. Segundo ele, 100% dos clientes carregam o carro em casa e saem todos os dias com o “tanque cheio”. Já os eletropostos são mais utilizados por quem viaja ou não teve tempo de carregar em casa. “Carregadores externos levam de 20 a 30 minutos para carregar de 20% a 80% da bateria, é o tempo de um cafezinho”, compara.
Para o gerente, a eletrificação das ruas é irreversível. A previsão da BYD é de que o número de veículos elétricos dobre até 2027, impulsionado, entre outros fatores, pela inauguração da fábrica brasileira da marca, em Camaçari (BA), prevista para o dia 1º de julho.
“Alguns consumidores já entenderam isso e compraram. Outros, mais conservadores, continuam esperando o amigo ou vizinho comprar e recomendar. Mas é só uma questão de tempo”, conclui.