Jornada do Patrimônio tem atividades culturais neste final de semana
Em Itu a Jornada do Patrimônio de 2018 promete levar os participantes por uma viagem cultural pela cidade. A programação conta com roteiros históricos e uma agenda para não deixar ninguém parado com oficinas, apresentações musicais, palestras, sarau, mostra de filmes, passaporte cultural, tudo sempre relacionado com o tema da preservação da memória e conservação.
Incentivada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Jornada do Patrimônio visa valorizar e aproximar o público dos patrimônios históricos e culturais, além de fomentar o potencial turístico, por meio de visitas guiadas e atividades pela cidade.
Ao final dos cinco dias de eventos os participantes, ituanos e turistas, deverão ter conhecido parte significativa do patrimônio material e imaterial ituano por duas perspectivas, o reconhecimento do seu valor e a necessidade de sua preservação.
Roteiros monitorados
Os dois roteiros que ocorrerão no dia 23 de setembro compreendem “Igrejas e Monumentos” e “Museus e Espaços Culturais”, ambos no Centro Histórico da cidade e focados em pontos relacionados com a perspectiva do Patrimônio Ituano.
Como motivação para a participação nos roteiros os interessados receberão um Passaporte Cultural que, em cada um dos pontos visitados, receberá um carimbo de presença. Ao completar todo o percurso escolhido, o participante vai retirar um selo especial na Casa da Praça, comprovando que realizou toda a atividade. Posteriormente um certificado de participação será encaminhado por e-mail. O Passaporte Cultural pode ser retirado em qualquer um dos pontos.
Cada ponto será sinalizado com banner/flâmula do evento, e haverá um monitor para acompanhar a visita destacando aspectos particulares de cada bem cultural, além de carimbar o passaporte.
O roteiro “Igrejas e Monumentos” fará o trajeto pelo Cruzeiro Franciscano, Igreja do Bom Jesus – Santuário do Apostolado da Oração do Brasil, Igreja de São Benedito, Capela de Santa Rita, Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária, Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo, Igreja Nossa Senhora do Patrocínio encerrando na Casa da Praça.
Já o roteiro “Museus e Espaços Culturais” fará o percurso saindo Espaço Cultural Fábrica São Luís Museu da Música – Itu, Museu da Energia Núcleo Itu, Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu – MAMHI (Ituano Clube), Museu de Arte e Música Sacras Padre Jesuíno do Monte Carmelo (Ituano Clube), Mercado Municipal de Itu, Museu Republicano “Convenção de Itu” finalizando na Casa da Praça.
Todas as atividades oferecidas pela Prefeitura são gratuitas e abertas para toda população. A exceção é o “Roteiro das fazendas históricas”, que será realizado pela Macrotur.
Acompanhe a programação:
21 de setembro
15h às 17h – Oficina UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico) – o Sistema Municipal De Preservação do Patrimônio Histórico
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel, 56, Centro
19h – Sarau Cultural
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel, 56, Centro
22 de setembro
10h às 13h – Oficina de restauro
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel, 56, Centro
15h às 17h – Mostra de Filmes – “O desmonte do Monte”
Local: Auditório da Prefeitura de Itu
Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro
23 de setembro
10h às 17h – Jornada do Patrimônio
Dois roteiros com oito locais de visitação
10h às 16h – Roteiro das fazendas históricas – realizado pela Macrotur
Local: Áreas rurais – Fazenda do Rosário, Fazenda Monte Belo e Fazenda Paraizo
R$ 60,00 – transporte e almoço inclusos
Reservas com João pelo telefone (11) 99607-7483
14h às 16h – Gincana com grupos de Escoteiros
Local: Praça Padre Miguel, Centro
11h – Apresentação da Corporação Musical União dos Artistas – patrimônio imaterial da cidade
Local: Praça Padre Miguel, Centro
16h – Apresentação do Maracatu Mukumby (foto)
Local: Praça Padre Miguel, Centro