Jornalistas de Itu são vítimas de golpe através do  WhatsApp

“A gente sempre imagina: quem é que cai nesse tipo de golpe? Uma pessoa idosa, que não entende muito de tecnologia. E este não é o meu caso, eu tenho acesso à informação, e eu cai. Então fica o alerta: todo mundo está à mercê de acontecer algo assim…”, conta a jornalista Juliana Bonassa.

Na semana passada, ela sofreu uma tentativa de golpe em seu aplicativo WhatsApp. “A pessoa que me ligou era muito educada, e disse que precisava confirmar algumas informações pois eu estava sendo convidada para uma festa e eu iria receber uma mensagem, com um código de verificação. Eu passei esse código, e na verdade isso era para ela colocar o meu WhatApp na conta telefônica dela”, explica Juliana. “Eu só percebi quando a pessoa disse que eu receberia um e-mail, e ele veio do WhatsApp, pois eu havia ativado a verificação em duas etapas, e isso me salvou do golpe”, diz.

Neste momento, ela recebeu uma mensagem no celular dizendo que a linha foi desconectada do Whats, mas como ela não ativou o link do e-mail conseguiu. “Depois disso, eu bloqueei a minha linha junto à operadora para a pessoa não ter possibilidade de usá-la”.

A deputada e jornalista Mônica Seixas também foi vitima do golpe. No caso dela, a assessoria não explicou como, exatamente, ocorreu o crime, mas ela ainda não conseguiu recuperar a sua conta no aplicativo. O jeito foi se comunicar através de mensagens de texto. Foram feitas  denúncias na delegacia de crimes virtuais, e alguns contatos de Mônica foram chamadas pelo aplicativo, e o criminoso, se passando por Mônica, pediu empréstimos. Os prints das conversas auxiliarão na investigação.

 

Configuração em duas etapas

A ação de Juliana que a impediu de cair no golpe é simples:

– Configurações

– Conta – confirmação em duas etapas

– ative a confirmação

– Ela é uma senha de seis dígitos que será pedido para você toda vez que o aplicativo for instalado e ajuda a impedir que alguém roube seu WhatsApp.

 

 

Dicas de segurança

O advogado Luiz Carlos D´Urso dá orientações para o que fazer, caso você tenha o seu WhatsApp invadido:

  • Tente retomar imediatamente seu acesso no próprio aplicativo;
  • Não conseguiu? Envie um e-mail para support@whatsapp.com;
  • Coloque como assunto o seguinte: ACCOUNT HACKED + 55 (SEU DDD) (SEU NÚMERO) ;
  • No corpo do e-mail, explique que teve sua conta invadida, e que o criminoso está pedindo dinheiro em seu nome (se for o caso), também solicite bloquei do acesso do criminoso e a devolução de seu acesso (o texto deve estar em português e inglês. Se tiver dificuldades, use o Google Tradutor).
  • Se necessário, registre o Boletim de Ocorrência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: