Jovem “Papai Noel” morre após engasgar com pedaço de carne
O morador de Itu, André Luis Bueno, de 32 anos, faleceu após engasgar-se com um pedaço de carne. Ele era uma pessoa muito querida na cidade, tendo já sido o Papai Noel no Natal da Praça da cidade e também no shopping.
Ele chegou a ser socorrido ao passar mal, mas teve uma parada cardíaca. O modo repentino de sua morte deixou familiares e amigos consternados.
3 mil pessoas
Dados mostram que este tipo de morte não é tão raro: 3 mil pessoas morrem no Brasil, todos os anos, devido ao engasgo. A Manobra de Heimlich é mais indicada neste caso. Veja como proceder:
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo, em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Como agir em caso de engasgo em bebês:
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
(Com informações Ministério da Saúde Foto: Fernando de Souza)