Lei que orienta motociclistas durante o abastecimento é aprovada na Câmara
Foi aprovada em primeira votação na Câmara o projeto de lei que orienta os motociclistas a manterem as medidas de segurança durante o abastecimento. De autoria da vereadora Patricia da Aspa, o texto foi aprovado por todos os vereadores na sessão de terça-feira (14) e passará por uma segunda rodada antes de ir para a sanção do prefeito.
A lei orienta que o motociclista “deverá adotar os seguintes procedimentos, sob pena de não ocorrer o abastecimento: parar em frente à bomba e desligar o veículo; retirar o capacete; descer do veículo durante o abastecimento” e que além disso “os postos de revenda de combustíveis deverão exibir em suas entradas, de modo destacado, as exigências previstas nesta lei. Estas informações deverão estar afixadas em placa, painel ou similar com letras em dimensões adequadas para fácil visualização diurna e noturna a uma distância de no mínimo dez metros do observador.”
“Foi o dono de um posto de gasolina e um bombeiro que conversaram comigo e pediram essa lei”, justificou Patricia. “Um dos acidentes mais graves foi de uma moça que a gasolina escapou do tanque, ela teve uma infecção generalizada. Fora o que acontece de incêndio. Eles pulam da moto, a moto é jogada na bomba. Estas regras já estão na resolução da agência nacional. Por que não isso se tornar uma lei municipal? É uma segurança. Tirar o capacete para identificar. É um pedido do frentista que tire o capacete por segurança”, encerrou.
Títulos
Foram votados nove projetos e todos foram aprovados. Foram concedidos títulos de Cidadão Emérito ao pastor Marcelo Rodrigues de Andrade, além de Cidadão Ituano para Marco Vinholi, e de Cidadania Ituano para Helmut Josef Friedrich. Foi aprovado em segunda votação a instituição da Semana da Conscientização sobre o Lixo Eletrônico, além do reconhecimento da surdez unilateral como deficiência auditiva em Itu. O projeto que institui a Semana do Brincar, de autoria da vereador Célia Regina, e a nomeação da estrada municipal como Engenheiro Silvio Luiz Alves da Silva, também passaram pela avaliação dos parlamentares.
foto: reprodução/TV Câmara
Pingback: Prefeitura barra lei aprovada na Câmara sobre postos de combustíveis - Jornal de Itu ®️