Mananciais diminuem capacidade e CIS acelera obras

A Companhia Ituana de Saneamento – CIS informa que o monitoramento dos mananciais feito durante o último feriado prolongado indica que os reservatórios de água bruta que abastecem a cidade de Itu atingiram 70% de sua capacidade.

As Bacias São Miguel e São Miguel/Varejão, que abastecem a região do Pirapitingui, operam com 75% e 80%, respectivamente. No abastecimento da região central, atuam as bacias do São José e Braiaiá, com 90%; Taquaral/Pirapitingui, com 75%; Gomes com 50% e Itaim (imagem), com 35%.

Dos cerca de 210 bairros da cidade, o Itaim abastece 39 bairros. São eles:  Jd Dos Ipês, Jd Itaim I E Ii, Itaim Guaçu, Jd São José, Vila São José, Veneto, Vila Livia, Vila Das Hortências, Vila Gabbai, Nsa Da Candelária, Presidente Médice, Jd Santa Tereza, Jd Convenção, Jd Alberto Gomes, Vila Esperança, Pq Do Varvito, Vila Rica, Jd Porto Seguro, Mayard, Nsa Aparecida, Jd Fragnani, Vila Ianni E Vila Mariah.  Vila Progresso, Barreto, Dona Tonica, Rio Araguaia, Residencial Sete Quedas, Estrada Do Jacu, Residencial Carolinas, Chacaras Agricolas Bandeirantes E Jd Brasilia. Potiguara, Cond.Santa Inês E Chacaras Flórida. Bom Viver, Jd Oliveira E Chácaras Reunidas Ipês.

O inverno já começou seco, com temperaturas elevadas e sem registro ou previsões de chuvas até o momento, segundo a autarquia. Nota-se, portanto, que as barragens de captação estão operando abaixo de sua capacidade.

O superintendente da CIS, Vincent Menu, reforça mais uma vez a importância do consumo consciente de água durante o período de estiagem, que segue até o final de setembro. “Apesar de estarmos vivenciando a pior seca na região desde 1961, ainda temos água para abastecer a população. Em 2014, auge da crise hídrica, a cidade já enfrentava o racionamento. Para mantermos nossos serviços de forma satisfatória, é essencial economizarmos em cada residência 30% do consumo de água”, ressalta.

Obras e fiscalização

“Estamos construindo dois novos reservatórios de água; realizando limpezas e manutenções programadas em todas as Estações de Tratamento e redes de distribuição e vamos finalizar a Adutora Mombaça até o final de julho. Ainda temos mais ações previstas como desassoreamentos e aumento na vazão de represas, que serão divulgadas o quanto antes. Enquanto fazemos a nossa parte, com trabalho, pedimos para que a população nos ajude, promovendo o consumo consciente de água e denunciando desperdícios”, finaliza Menu, pontuando que a fiscalização segue nas ruas, de forma intensificada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: