Mercado Municipal restaurado reabre as portas, ainda sem comerciantes

Com o pátio interno  lotado, principalmente por funcionários públicos, foi reaberto nesta quinta-feira, 19, o Mercado Municipal. O centenário e histórico prédio, projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo e inaugurado em 1905, passou por restauro no valor de R$ 4.500.000,00 obtidos pela Prefeitura de Itu junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) do Governo Estadual.

Durante evento de reabertura, o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Vinícius Salton, exaltou o  prefeito Guilherme Gazzola e disse que aquele era o dia mais feliz de sua vida. O subprefeito da cidade de São Paulo e ex-secretário Estadual de Turismo, Fabrício Cobra Arbex, e a deputada estadual Maria Lúcia Amary, destacaram a determinação e competência da atual gestão municipal em investir no turismo como geração de empregos e no resgate ao patrimônio histórico.

Também prestigiaram a cerimônia o ex-diretor do DADETUR, Antonio Vaz Serralha, que na oportunidade representou a Secretaria Estadual de Turismo,  vereadores, secretários e diretores municipais, e representantes da empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia, responsável pelas obras de restauro. A empresa também é responsável pelas obras emergenciais do Museu Nacional e revitalização e modernização do Palácio Gustavo Capanema,e pela restauração da sede do Iphan, além dos serviços de restauro e modernização do Museu do Ipiranga, em São Paulo.

O prefeito Guilherme Gazzola destacou o quanto o local é importante para ele, tendo sido cenário de sua vida desde a infância. Apesar da lotação do local, os aparelhos de ar condicionados recém-instalados  não foram ligados. A Prefeitura não informou, quando, definitivamente, o espaço voltará a funcionar com os comerciantes já devidamente em suas lojas. Eles continuam em um espaço improvisado ao lado do prédio.

 

Dória 

A presença do governador João Dória, do PSDB, partido que tem como presidente do diretório ituano o Secretário de Governo Rodrigo Tomba, chegou a ser confirmada pela Assessoria da Prefeitura no início da semana, mas Dória no mesmo horário marcou agenda em Piracicaba,para inauguração do 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia do Estado de São Paulo.

A ausência do governador provocou um mal estar nos bastidores políticos, pois o deputado federal Herculano Passos quer  aliar o PSDB local ao seu grupo, tirando a liderança de Tomba,  e este desinteresse de Dória foi visto como algo positivo para o opositor de Gazzola.

O presidente da Câmara de Vereadores, Giva, deixou claro o seu descontentamento com o governador. Veja vídeo.

 

Restauro

A obra de restauro do Mercado Municipal de Itu contemplou a substituição de toda a fiação e rede de água e esgoto, revitalização dos boxes, execução de rede de gás para atendimento individualizado dos boxes, instalação de ar condicionado central e, agora, o prédio está monitorado por câmeras.

Para retomar a construção original, houve readequação das aberturas de lojas para a parte interna do prédio. Os originais de fachada, esquadrias e calçamentos foram mantidos e novos sanitários foram construídos, devidamente adaptados.

Além de recuperar um rico exemplar da arquitetura do início do século 20, a ideia é que esse equipamento público histórico e cultural seja um novo espaço para a boa gastronomia e para os produtores locais, o que certamente valorizará e incentivará ainda mais o turismo em Itu e no Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: