Moradores da Vila da Paz protestam contra reintegração de posse
Com reintegração de posse marcada para o dia 19 de julho, moradores da Vila da Paz (antigo cemitério), em Itu, recorreram ao MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) na tentativa de reverter a decisão que ameaça a comunidade. Muitos moradores estão há 11 anos no local.
Na quarta-feira, dia 13, o Movimento se uniu a alguns moradores do local e protestaram, percorrendo algumas ruas da cidade e indo até a Prefeitura Municipal.
Clayton Veloso, coordenador do MTST, relatou o encontro com o poder público: “Eles alegaram que o terreno é privado e não tem o que fazer pelas famílias, apenas com o proprietário do terreno que, por sinal, agora, já tem mais de um dono”.
Segundo informações do Movimento, o terreno possui uma dívida que supera R$ 500 mil só de IPTU. “Nós vamos voltar para fazer mais luta. Judicialmente, é possível fazer algo. Vamos para cima”, declarou Clayton.
Advogado
O advogado Fausto Luz Lima afirma que “na qualidade de representante dos moradores, informo que atacamos a decisão do Juiz da Comarca de Itu que deu a ordem de desocupação. Fizemos isso, através de recurso de agravo de instrumento junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Cumpre esclarecer que ainda não foi julgado o mérito do referido recurso interposto no qual aguardamos com apreensão tal definição por parte do Tribunal, para fim de transmitir o resultado aos ocupantes.”
(Informações e fotos: www.mtst.org/ Tentamos contato com com os proprietários do local, mas não obtivemos retorno.)