Motoristas de ônibus em Salto entram em greve

Os motoristas da empresa Nardelli, responsável pelo transporte coletivo em Salto, entraram em greve nesta terça-feira (14), com apenas 30% da frota operando em sete linhas.

Ao Portal Primeira Feira, a empresa disse enfrentar uma grave crise financeira e afirma ter sido preciso demitir funcionários devido à situação. “A nossa empresa enfrenta hoje uma crise financeira, fruto da falta de diálogo. Em 2018, após participarmos de uma concorrência pública, assinamos o contrato com o governo municipal. Naquele momento, a Prefeitura informou que seriam transportadas quase 350 mil pessoas e estabeleceu-se a tarifa de R$ 3,80. Porém, esse volume de passageiros nunca foi alcançado. Com a chegada da pandemia, o número de usuários do transporte coletivo caiu para 30% do que era normalmente registrado. Diante da situação, tivemos de dispensar 110 trabalhadores, responsáveis pelo sustento de suas famílias. Alguns, inclusive, que estavam conosco desde a fundação da empresa. Lamentamos muito pela situação enfrentada pela população saltense nesta terça-feira”.

 Segundo o sindicato, o motivo da paralisação é por conta do desacordo salarial, dentre eles, o parcelamento do décimo terceiro salário em quatro vezes, a falta de reajuste nos salários e no vale-alimentação, o não pagamento de diária de cobrança de passagem para cada dia trabalhado e falta de compensação do banco de horas.

A Prefeitura de Salto enviou uma nota para a imprensa na tarde desta terça – feira. “Considerando a paralisação iniciada nesta terça feira (14), a Prefeitura de Salto esclarece que, tão logo foi comunicada, notificou a empresa e o sindicato para apresentarem um plano de trabalho que atendesse as necessidades essenciais da população, o que não foi feito no início da noite de segunda – feira (13). Além disso, a Prefeitura publicou Decreto 414/2021, autorizando o transporte coletivo emergencial de passageiros, como vans, em caso de interrupção total ou parcial da prestação de serviços por parte da concessionária”.

(com informações de FM 90/Rick Caetano)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: