MP suspendeu concurso de Indaiatuba devido à irregularidades em 2022
Mais de 21 mil pessoas que deveriam fazer, no último domingo (10), a prova do concurso público da Prefeitura de Indaiatuba, foram surpreendidas na terça-feira (05) com a suspensão a pedido do Ministério Público.
O MP explica que, em 2022, a Prefeitura realizou um concurso com a mesma empresa, o Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, e que houve “relato de diversas irregularidades na aplicação da última prova e dos indícios de fraude em razão da aprovação de candidatos que eram servidores comissionados.”
Houve relato ainda de que candidatos usaram celular e consultaram rascunho, além de haver malotes de provas não lacrados.
Denúncia anônima para o MP ainda apontou que “servidores comissionados foram aprovados e, atualmente, ocupam cargos de provimento efetivo, exercendo suas antigas funções, sem controle de jornada de trabalho e tratamento privilegiado.”
As denúncias acabaram sendo arquivadas, por falta de provas, mas levaram o promotor Michel Betenjane Romano a instaurar inquérito civil antes que as provas ocorram para evitar quaisquer irregularidades.
O promotor pediu uma série de informações para a Prefeitura de Indaiatuba e também para a empresa Nosso Rumo. Após isto, testemunhas serão ouvidas.
Não há prazo para a conclusão do inquérito, e apenas então o concurso poderá ser retomado, se for provado não haver nada irregular.
Foto: Prefeitura de Indaiatuba