Museu Republicano oferece aula sobre a atuação das mulheres
O Museu Republicano oferece aula sobre a atuação das mulheres nos museus e vivências com o
Grupo de Cultura popular Caixeiras das Nascentes. As atividades que fazem parte do curso “As narrativas e os sujeitos nos museus de história: mulheres, cultura afrobrasileira e indígena, em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Itu, serão realizadas no dia 30 e aberta a todos.
Segue programação:
Das 9h30 às 12h00 – As mulheres nos museus, com a Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni. Professora Associada da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004), com doutorado-sandwich na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2002).
Das 13h30 às 15h30 – Vivência e Roda de Conversa com a Mestra Cristina Bueno e as Caixeiras das Nascentes.
Caixeiras das nascentes é um grupo popular de percussão formado por mulheres, que tem a música como forma de partilha e celebração. Fundada em 2009 em Campinas/SP, a partir do encontro da artista, arte-educadora e artesã de Caixa do Divino, Cristina Bueno, com pessoas que tinham o interesse em pesquisar a cultura brasileira e a Caixa do Divino.
Cristina Bueno é formada em Artes Cênicas-Unicamp (1990), especialista em Capacitação Docente em Música Popular Brasileira pela Anhembi Morumbi (2008), integrante do grupo de estudos Antropologia do Som da Unicamp. Percussionista, arte-educadora, uma das idealizadoras do Projeto Bate Lata da Fundação Orsa, (1987). Iniciada na cultura popular por Raquel Trindade (1987) e Mestre Tião Carvalho (1993).
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano/USP. Rua Barão de Itaim, 140, Centro/Itu
Informações:
Setor Educativo do Museu Republicano.
Atividade Gratuita
11 40230240