Novembro Laranja: campanha nacional alerta sobre zumbido

A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido visa divulgar o assunto durante todo o mês de Novembro.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 258 milhões de pessoas apresentam zumbido. No Brasil estima-se 28 milhões. Em um estudo recente realizado em São Paulo, SP, de 1960 pessoas, 22% referiram sofrer de zumbido.

O zumbido pode ser definido como um som nos ouvidos ou na cabeça sem que haja uma fonte sonora externa. Geralmente ele é descrito pelo paciente como: “Um barulho parecido com apito, grilo, chiado, cachoeira, abelha, panela de pressão, etc.”

O zumbido afeta todas as idades, mas a ocorrência aumenta com o avançar da idade e é considerada um sintoma de algum problema auditivo ou originado em outros órgãos. Dentre as possíveis causas estão as alterações metabólicas, hormonais, cardiovasculares, neurológicas, odontológicas, psicológicas e musculares.

Se você tem algum sintoma de zumbido, procure um médico otorrinolaringologista o quanto antes para investigar o que está afetando o seu sistema auditivo. Saiba que existem vários tratamentos que podemos melhorar ou até mesmo eliminar o zumbido, portanto a investigação da causa é fundamental. O tratamento precoce pode fazer a diferença na recuperação do ouvido e da qualidade de vida.

É fundamental que o indivíduo portador de zumbido ou ainda intolerante a sons saiba que isto ocorre principalmente em ouvidos mais vulneráveis, portanto os sintomas não podem ser ignorados, constituindo um alerta para investigação médica.

Em Itu, a Microsom possui tratamentos que aliviam a percepção do zumbido. Mais informações: R. Santa Rita, 123 – Centro, Itu – SP, ou pelo telefone (11) 4023-2336.

 

Campanha Nacional

A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido foi criada em 2006 pela médica Tanit Ganz Sanchez, para divulgar o assunto durante todo o mês de Novembro, período que inclui o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido (11/11).

Com o tempo, a campanha ficou conhecida como Novembro Laranja e em 2017, dois tipos de intolerância a sons, a Misofonia e a Hiperacusia, também passaram a ser divulgadas no Novembro Laranja, ganhando seus respectivos dias de conscientização (12/11 e 13/11). A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre o aumento dos problemas auditivos em todas as idades, causados entre outros, pelo aumento da poluição sonora e níveis de ruídos nas grandes cidades e ainda visa motivar profissionais da saúde a abraçarem esta causa.

(Imagem e informações: Microsom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: