Operação contra pedofilia apreende computador em Itu
Nesta quinta-feira (17), a operação “Luz da Infância II” deu início às prisões de pessoas que armazenavam e compartilhavam pornografia infantil no Estado.
A ação, que começou em outubro de 2017, tem como finalidade reprimir abusos sexuais por meio eletrônico. O trabalho de campo faz parte de uma iniciativa comandada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em Brasília.
Deflagrada em território paulista, a operação contou com empenho de 250 agentes do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) mediante ao apoio de outros órgãos de investigação e inteligência do Estado.
Para divulgar detalhes da operação, a diretora do DHPP, Elisabete Sato Lei (foto) , reuniu a imprensa na tarde desta quinta (17) no Palácio da Polícia Civil, na capital.
“Foram 166 mandados de busca incumbidos ao Estado de São Paulo e, até agora, já apreendemos mais de 2,6 mil objetos, dentre notebooks, pen drives, CDs, DVDs e celulares”, esclareceu.
Em Itu, um mandado foi cumprido e apreendido um notebook e um CPU. O proprietário do material foi ouvido e liberado em seguida.
Todo esse material é resultado de quatro meses de investigações, que analisaram transferências e compartilhamentos de arquivos com conteúdo de exploração sexual de crianças e adolescentes. Após o parecer da perícia técnica, será dado prosseguimento nas investigações, com possibilidade de mudanças em relação a tipificação penal.
(Informações e fotos: Governo do Estado)