PAPO DE CINEMA: MOSTRA DE CINEMA DE SÃO PAULO 2024
Outubro é um mês especial para o cinema no Brasil, já que no dia 17/10 começa a 48ª Mostra de Cinema de São Paulo, na qual aproximadamente 400 filmes foram selecionados. A programação vai até o dia 30/10.
A abertura do evento será com o filme “Maria Callas” com Angelina Jolie, do chileno Pablo Larraín, o mesmo diretor de “O Conde” (2023), que concorreu como Melhor Filme Internacional no Oscar 2024, e de “No” (2012), também indicado ao Oscar na mesma categoria. Além disso, há “April”, de Dea Kulumbegashvili, que levou o Prêmio do Júri em Veneza 2024. Filmes indianos, italianos e do Oriente Médio estão no cardápio amplo da Mostra, assim como produções brasileiras, como “Ainda Estou Aqui – Leia Aqui” de Walter Salles.
Renata Almeida, diretora da Mostra, explica sobre os quase 400 filmes: “Para mim, é assustador, porque o orçamento é um problema enorme. Estou aqui me culpando por ter deixado isso acontecer. Mas é o que acontece quando se trabalha com paixão, né?” Ela acrescenta: “Quando a seleção de filmes já está fechada, você pensa “já deu”, mas aí aparecem filmes que você adora e não pode deixar de fora. Não tem o que fazer. ”
Uma lembrança particular. Participei presencialmente da Mostra em algumas ocasiões, e tenho até uma história: Estava na fila para comprar um ingresso, quando uma senhora muito simpática se aproximou e me ofereceu um de bom grado, aceitei e agradeci, o nome do filme é “O Substituto” – 2011 com Adrien Brody.
Durante a pandemia, a Mostra foi totalmente online, com ingressos a R$ 6,00, o que também foi uma ótima experiência, ou seja, quem tiver a oportunidade, participe do evento; vale muito a pena.
Esse ano ainda não foi divulgado se teremos sessões online, o que seria ótimo.
Abraço.
Dorival Sanches – Blog: https://dorivalcardealblog.wordpress.com/
Legenda Foto: Angelina Jolie interpreta a lenda da ópera Maria Callas no longa ‘Maria’, de Pablo Larraín Foto: Fábula Pictures/Divulgação